Faltam 6 dias para a ABF Franchising Expo 2022

Faltam 6 dias para a ABF Franchising Expo 2022

A maior feira de Franquias do mundo reunirá entre os dias 22 e 25/06, mais de 400 marcas, a partir de R$ 3 mil em diversos nichos

O setor de Franquias é um dos mais seguros e resilientes, que proporciona rentabilidade e se mantém mais estável diante de crises. Além disso, traz em seu DNA negócios estruturados e montados para terem sucesso, com marcas que oferecem investimentos a partir de R$ 3 mil.

Em 2021, com crescimento de 10,7%, o Franchising faturou mais de R$185 bilhões e, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a previsão para 2022 é ultrapassar a receita de R$ 201 bilhões, com incremento de 9%, em comparação ao ano anterior.

Outro dado que chamou bastante atenção da entidade, foi o número de novas redes que surgiram no ano passado, sendo, somente entre as associadas, 71 marcas que chegaram ao mercado.

Estes números reforçam a importância do Franchising, não somente para quem pretende ter seu próprio negócio, mas, também, para a economia nacional. Além de que trazem cada vez mais interessados em investir no setor, especialmente, a partir da pandemia, onde muitos perderam seus empregos e suas fontes de renda, encontrando um lugar nas franquias financeiramente mais seguro.

ABF Franchising Expo 2022

E é neste cenário positivo que, entre os dias 22 e 25 de junho, será realizada a 29ª edição da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mudo, realizada pela ABF e organizada pela Informa Markets, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

A feira, que reunirá mais de 400 marcas de diversos segmentos, tem como previsão atrair mais de 60 mil pessoas nos quatro dias de evento, criando oportunidades de conteúdo e networking, com opções de investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões.

“Nossa expectativa é que esta seja a feira da retomada, auxiliando a fazer um match mais acurado entre redes de franquias em expansão e empreendedores em busca de negócios de sucesso. Mas algo mudou: os candidatos irão encontrar redes muito mais resilientes, digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, o que consideramos muito positivo para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. De outro lado, um mercado de trabalho ainda em ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora devem trazer também uma nova geração de empreendedores. Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.

Os principais destaques da ABF Franchising Expo 2022 são o Boulevard de Microfranquias, onde estarão as já conhecidas microfranquias, com valor máximo de investimento de R$ 105 mil, em que muitas delas oferecem, também, os formatos digital, home based e delivery, amplamente procurados nos últimos dois anos.

Além disso, as novas marcas também ganharam bastante relevância nesta edição, já que a ABF registrou 71 novas franqueadoras no mercado e comunicou que cerca de 25% dos expositores são de redes recém-criadas.

E, ainda, em comparação com a última edição, a feira teve sua área ampliada em 1 mil m², chegando a 32 mil m², dada a alta demanda de marcas expositoras.

Espaços temáticos

Além do Boulevard de Microfranquias, a feira oferece, ainda, espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao Mundo das Franquias no Brasil; e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de Franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.

Em 2022, a organização do evento anunciou o apoio ao projeto Quebrada Alimentada na distribuição de cestas básicas e marmitas para 400 famílias em situação de vulnerabilidade. Durante a ABF Franchising Expo estarão disponíveis caixas de coletas para alimentos não perecíveis.

Marcas expositoras

E para ajudar quem vai à ABF Franchising Expo 2022, separamos uma lista com 12 marcas que você pode conferir.

Marcas estreantes

Entre a marcas que vão estrear na ABF Franchising Expo, separemos cinco redes:

Infiniti Bank

O Infiniti Bank é a primeira rede de franquia de banco digital 100% focada nas empresas e em seus colaboradores, sendo este o principal diferencial da rede.

Ideal para vendedores ou representantes comerciais, o modelo de franquia é home based, com investimento a partir de R$ 10 mil, lucratividade recorrente de 30% e prazo de retorno de seis meses.

DuckBill Cookies and Coffee

A rede de cafeterias Duckbill, que tem como foco os cookies e o café, comercializou no último mês mais de 30 mil bebidas e mais de 130 mil unidades de cookies. Em 2021, a marca atingiu um faturamento de R$ 42 milhões e prevê chegar a receita de R$ 100 milhões neste ano.

A marca conta com quatro modelos de negócios, com investimento inicial a partir de R$ 200 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 60 mil, lucratividade entre 20% e 25% e payback de 18 a 24 meses.

Love Gifts

A rede de franquias de presentes criativos teve, no último ano, um crescimento de 145% e contará na feira com um estande decorado representando uma loja da marca.

Com quatro modelos de negócios disponíveis, para se tornar franqueado da marca o investimento é a partir de R$28 mil, com faturamento médio mensal a partir de R$15 mil, lucratividade de 35% e prazo de retorno entre 12 e 18 meses.

Kookabu

A rede de franquia de moda infantojuvenil, que atende crianças de 1 e 10 anos, traz como diferencial o suporte e experiência logística e de infraestrutura da Brascol, maior atacadista de moda infantil do País.

Para se tornar um franqueado da marca, os empreendedores fazem um investimento a partir de R$ 340 mil.

Lavô

A rede de lavanderias self-service Lavô marcará presença pela primeira vez na ABF Franchising Expo com os formatos de lojas, contêineres e para condomínios. Além disso, apresentará o modelo de autoatendimento e autogestão.

A marca, que prevê chegar a 750 operações comercializadas no Brasil e uma receita de R$ 10 milhões em 2022, tem investimentos a partir de R$ 149 mil, faturamento médio mensal entre R$ 20 mil e R$ 30 mil e lucratividade de 70%.

Novos modelos

O Instituto Gourmet, rede de cursos profissionalizantes em gastronomia, apresentará seu novo modelo de negócio durante a ABF Franchising Expo 2022.

Nomeado de Select, o novo formato foi criado para cidades de 100 a 450 mil habitantes, terá cerca de 150m², duas salas de aula e traz previsão de crescimento de 30% para a rede.

O investimento é a partir de R$ 324 mil, com faturamento médio de R$ 90 mil, lucratividade entre 25% e 35% e prazo de retorno de 20 meses.

Microfranquias

Um dos destaques na 29ª edição da ABF Franchising Expo é o Boulevard de Microfranquias, que traz marcas com investimentos iniciais de R$ 3 mil até R$ 105 mil, teto máximo de modelo, conforme a ABF.

Seguralta

A Seguralta é uma franquia de corretora de seguros presente em todo o País com 1530 unidades, em três modelos de negócio: home based, standard e basic. É a 9º maior rede de franquia do Brasil, segundo o ranking da ABF.

O investimento inicial é a partir de R$ 35 mil, com faturamento médio de R$ 80 mil e payback de 12 meses.

Mary Help

Rede de franquia para a intermediação do serviço de diaristas, com uma gama atividades como faxineiras, lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.

O investimento inicial é a partir de R$ 30 mil, com faturamento médio a partir de R$ 60 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.

Home Angels

A rede de franquias especializada em cuidadores de pessoas supervisionadas leva para a feira dois formatos de negócios: o Home Angels Light, focado nas pequenas e médias cidades; e o Home Angels Premium, que conta com uma sala comercial e oferece aos clientes, serviço de atendimento 24 horas.

O investimento inicial é a partir de R$41 mil, com previsão de retorno do capital investido a partir de 12 meses.

Cuidare

Durante a feira, a Cuidare, rede de cuidadores de pessoas, apresentará o mercado da “Economia Prateada”, mostrando a necessidade crescente do cuidado humanizado e qualificado com os idosos.

A marca conta com o software Portal Cuidare, que organiza com eficiência a gestão da unidade, aumenta o engajamento dos cuidadores e facilita a prestação de contas ao cliente, além de registrar informações importantes sobre a evolução de cada assistido.

 O investimento inicial varia entre R$ 35 mil a R$ 50 mil, com faturamento médio mensal entre R$ 54 mil e R$ 180 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

Yogoberry

A rede de franquias especializada em iogurtes congelados possui 23 lojas em operação, sendo seis próprias e 17 franqueadas e lançará durante a ABF Franchising Expo seu modelo de microfranquias, em um formato de carrinho, para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras.

O investimento inicial é a partir de R$ 105 mil, com faturamento médio mensal de R$ 40 mil, lucro médio mensal de R$ 4 mil e prazo de retorno de 18 meses.

Outras marcas

Bio Mundo

Durante a ABF Franchising Expo, a rede de franquias de alimentação saudável, apresentará diversos modelos de negócio que oferece

Um dos principais diferenciais da rede é investir em marcas próprias especializadas em suplementação vitamínica, chás, produtos naturais, apícolas, alimentos funcionais e suplementação esportiva.

O investimento mínimo inicial é de R$ 350 mil, com retorno de investimento entre 18 e 36 meses.

Ingressos online

Os interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2022 já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site, facilitando a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local.

Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 80, mesmo durante a realização do evento. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 100.

Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos quatro dias do evento que poderá ser, inclusive, impressa na casa do visitante, agilizando o acesso à feira.

Home office

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias