Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

Com um passo a passo, as novas empreendedoras poder ter muito mais segurança no negócio e conquistar o sucesso

Empreender é o sonho de muitas pessoas e a alternativa que muitos encontraram para ter uma renda extra, ou até mesmo, como fonte principal na pandemia. O problema, no entanto, é o gerenciamento correto das finanças do negócio, visando sua permanência no mercado.

Mas cinco dicas podem ajudar as novas empreendedoras a terem sucesso e mais segurança.

De acordo com o Sebrae, os negócios liderados por mulheres duram em média um ano, enquanto os empreendimentos masculinos possuem um tempo de vida maior, cerca de três anos.

Um dos motivos disso é que, segundo a entidade, uma média de 40% das empreendedoras brasileiras apostam no desafio de abrir seus próprios negócios sem ter uma experiência anterior no setor, contra um percentual de 27% entre os homens.

O Sebrae também apontou que, entre as principais causas para a falência das empresas abertas por mulheres, estão as dificuldades de planejamento, gestão financeira e falta de experiência para lidar com funcionários.

Andrezza Rodrigues, fundadora e CEO da HerMoney.

Com formação em Contabilidade, especialização em Planejamento Estratégico e experiência de mais de 10 anos como gestora financeira de grandes indústrias e startups, Andrezza Rodrigues, fundadora e CEO da HerMoney, primeira plataforma brasileira focada em gestão financeira para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, apresenta cinco dicas para as empreendedoras manterem em alta a saúde financeira de seus negócios, tornando a empresa mais sólida e lucrativa.

Segundo ela, o primeiro passo, e um dos mais importantes dentro da trajetória de uma empresa, é fazer um rígido e minucioso controle das despesas, analisando separadamente os gastos fixos e variáveis.

“Isso será fundamental para entender bem o volume de receitas e despesas da empresa. Sempre que possível, procure negociar descontos, com os fornecedores, por exemplo, e verifique, de tempos em tempos, se há algum custo que possa ser reduzido”, comentou a CEO.

Uma forma de evitar imprevistos com os pagamentos é focar no controle do fluxo de caixa, tendo atualizado em tempo real a relação de entradas e saídas. Isso, de acordo com a especialista, evita ter que apelar a recursos externos, como empréstimos ou uso do limite de cheque especial, para honrar os compromissos da empresa.

Para ter uma visão bem clara do fluxo do seu negócio, Andrezza considera fundamental ter na tela inicial do computador um calendário financeiro que mostre, por exemplo, datas de pagamento das contas de consumo, fornecedores, funcionários e outros; data de recebimento das vendas realizadas com cartão; e, para quem atua no setor de varejo, períodos estratégicos, como Natal, Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças.

Outro ponto estratégico é o controle do estoque. “Para evitar a falta ou o exagero de produtos, confira e liste cada um dos itens que comercializa, pensando em estratégias para vender os produtos parados e ampliar seu faturamento”, orienta Rodrigues.

Por fim, mas não menos importante, nunca misture suas contas pessoais com as da empresa. “É fundamental mesmo que você seja a única responsável pelo negócio. E para não cair na tentação, uma dica é abrir de cara uma conta PJ. Além disso, considere abrir um canal de vendas online e invista, o máximo possível, em tecnologia e inovação. Acompanhar tendências e, mais do que isso, estar na vanguarda do mercado, é sempre uma estratégia que agrega valor ao negócio”, finaliza a executiva.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias