Fundadora da Sorridents aponta como ter um negócio próspero

Fundadora da Sorridents mostra como ter um negócio próspero

No dia que se comemora o Empreendedorismo Feminino, a Dra. Carla Sarni mostrar o caminho para iniciar uma trajetória de sucesso

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de homenagear e incentivar as mulheres que estão à frente do próprio negócio.

Para se destacar nesse setor, a CEO e fundadora da Sorridents, Dra. Carla Sarni, traz dicas importantes para quem tem planos de empreender.

Estabeleça metas e tenha clareza  

“É importante colocarmos prazo em nossos sonhos, em nossas metas. Se não fizermos, corremos o risco de passar pela vida sem realizá-los. Pode ser que não tenhamos a certeza do dia e da hora em que eles acontecerão, mas precisamos saber, pelo menos, o ano em que queremos alcançá-los”, diz Carla.

Busque conhecimento e os coloque em prática

“Houve algumas ocasiões que eu deixei de trocar de carro ou comprar algo de valor para investir em um congresso ou em um curso. Sempre que participo de algum evento desse tipo, eu anoto os principais pontos que são mencionados e, pelo menos uma vez no ano, eu faço uma revisão do que aprendi. Sempre quando preciso resolver alguma situação, tanto na vida profissional como pessoal, busco a solução nesses ensinamentos e os coloco em prática”, ressalta.

Tenha propósitos

“Muitos se levantam da cama todos os dias e vão trabalhar por dinheiro. Eu me levanto e vou trabalhar por um propósito. Se fizermos algo apenas com o objetivo de lucrar para adquirir algum bem, vai chegar um momento que conquistaremos o que almejávamos e não teremos mais pelo que lutar. No entanto, se trabalhamos por um propósito, nunca deixaremos de ter prazer naquilo que fazemos e, consequentemente, daremos o nosso melhor, alcançando bons resultados”, completa Carla.

Veja seus clientes como um presente

Eu cresci assistindo minha mãe, que era cabeleireira, atender os clientes na sala de casa da melhor forma possível. Não importava o dia e horário, mas ela sempre recebia cada um deles com um sorriso, pois acreditava que quanto mais clientes ela tivesse, mais ela teria condições de sustentar a família. Eu tirei um ensinamento dessa atitude: os clientes devem ser vistos como presente e não como algo ruim, pois é por meio deles que nosso negócio se destaca. Eles são nossos maiores fãs”, recomenda a dentista.

Ouça os bons conselhos e tente segui-los

“Eu sempre ouço os conselhos de pessoas que estão ao meu redor, com as quais me identifico, tendo algo importante para me ensinar e uma delas foi a minha mãe. Ela sempre falava para mim e para minha irmã que deveríamos ter nossa independência financeira. Outro importante conselho foi dado pela Luiza Helena Trajano, CEO e fundadora do Magazine Luiza, que me ensinou a sempre tentar ser a melhor, e nunca a maior”, lembra Carla.

Não desista e lute para transformar os nãos em sim

“Eu precisei me esforçar para conseguir o que eu queria. Quando eu estava na faculdade, por exemplo, precisei vender roupas, bombons de leite ninho e até água para meus colegas e professores, para poder pagar as mensalidades, o aluguel da casa que eu dividia com minhas amigas e me manter mesmo estando longe de casa. Eu era conhecida entre os alunos como a “camelô” da faculdade. Se eu olhasse para a minha condição eu não teria conseguido conquistar o meu tão sonhado diploma. Costumo dizer que quando caímos, temos duas opções, ficar deitado reclamando, ou se levantar e seguir. Eu sempre escolho a segunda”, finaliza.

Dica

O filme A Força de um Sorriso retrata a infância e juventude da Dra. Carla Sarni, mostrando como ela fazia para ajudar sua família e como se formou em odontologia, mesmo sem ter condições. Em todos esses momentos, a dentista precisou transformar os nãos que apareciam para ela em sim.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias