Franchising mantém recuperação em 2021

Franchising mantém recuperação em 2021

Com variação positiva de 7,8%, 3º trimestre de 2021 o setor de franquias eleva perspectivas para o fechamento do ano

Segundo a pesquisa trimestral de desempenho, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias manteve sua trajetória de recuperação no 3º trimestre de 2021 e, agora, de forma mais estável superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019, no chamado pré-pandemia.

O faturamento do franchising, conforme mostram os dados, chegou a R$ 43,954 bilhões entre julho e setembro deste ano, variação positiva de 7,8%, se comparado com o mesmo período de 2020. Já em comparação com 2019, o crescimento foi de 0,4%.

Esta evolução está ligada à gradual retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo. Os shoppings vêm registrando recuperação na movimentação de pessoas, assim como os aeroportos. Por outro lado, os canais digitais se mantêm aquecidos, principalmente no delivery.

Faturamento em 12 meses

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com R$ 182,381 bilhões de faturamento.

“No 2º trimestre tivemos uma recuperação mais forte, pois a comparação foi com o pico da pandemia em 2020. Agora, comparamos dois trimestres com perspectivas melhores e mesmo assim houve um crescimento, tanto que conseguimos superar levemente o desempenho de 2019, o que consideramos bastante positivo. Logo, fica clara nossa curva de recuperação e entendemos que ela, inclusive, tende a acelerar mais um pouco no final do ano. A digitalização e os ajustes realizados pelas redes durante a pandemia mantêm um papel muito importante, mas vemos também movimentos mais intensos na área de expansão de unidades e contratação de mão de obra, mostrando que o setor segue rumo a um cenário de maior movimentação”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.

De acordo com a pesquisa, o setor totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro, ante 1.254.234 no mesmo período de 2020, um crescimento de 10,7%. Se compararmos o 3º trimestre de 2021 com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 3,4%. Neste estudo, a ABF ratificou também uma percepção antiga: cerca de 17% dos empregos diretos no franchising são ocupados por pessoas em sua primeira experiência profissional.

“O setor gerou mais de 120 mil postos de trabalho diretos, mostrando a importância das franquias nesta área, principalmente para jovens. Com acesso mais fácil a crédito, menos burocracia e um sistema tributário mais equilibrado, estou seguro de que o setor poderia gerar ainda mais vagas, tendo um peso ainda maior na retomada da economia”, disse André.

Quanto ao movimento de abertura e fechamento de unidades, a pesquisa da ABF também traz dados positivos. O levantamento apontou que foram abertas 3,5% unidades nesse 3º trimestre frente a 1,2% no mesmo período de 2020; fechadas 1,2%, resultando num saldo de 2,3%. O repasse de unidades passou de 0,4% para 0,7% no período.

“Também de forma gradual, as redes vêm retomando suas estratégias de expansão. De outro lado, investidores e profissionais vêm buscando opções de investimento e ocupação. Com o avanço da vacinação e o fim das restrições, essas parcerias tendem a crescer ainda mais. Tanto que teremos a primeira grande feira de franquias presencial com a retomada, a Expo Franchising ABF Rio. Com isso, esperamos incentivar ainda mais este movimento”, comentou Friedheim.

Desempenho dos segmentos e expectativa para o fechamento do ano

O segmento com maior variação no 3º trimestre foi o de Turismo e Hotelaria, com uma recuperação de 53,1% e a retomada das viagens é o principal impulsionador. Em seguida vem Casa e Construção; e Saúde, Beleza e Bem-Estar com crescimentos de 10,8% e 9,1% respectivamente. Esses segmentos vêm apresentando um desempenho mais robusto, registrando crescimento desde 2020, com os principais impulsionadores sendo a ressignificação do lar e a atenção ao cuidado pessoal.

Merecem destaque, ainda, os nichos de Alimentação – Food Service (+7,9%) e Moda (+7,25), beneficiados pelo aumento do movimento nos shoppings e da retomada do convívio social. No caso de Alimentação, cabe ressaltar ainda o papel ainda muito significativo do delivery.

Dado o desempenho mais forte nos últimos trimestres, a ABF decidiu revisar suas projeções para o fechamento de 2021. Agora, a entidade projeta um crescimento de 9% no faturamento geral do setor em 2021 e um crescimento de 4% no número de redes. Já para o número de unidades e empregos foi mantida a projeção de 5%. “Quando analisamos a curva de recuperação, faz sentido o ajuste de nossas perspectivas. Esperamos um desempenho ainda melhor no quarto trimestre, não apenas pela Black Friday, Natal e outros, mas também pela demanda reprimida e, principalmente, pela quase liberação das restrições relativas à Covid-19 associada a um estágio avançado da vacinação, incluindo, em alguns casos, até a terceira dose”, finaliza André Friedheim.

Fonte: assessoria de imprensa da ABF

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias