Estudo traça o panorama do franchising

Estudo traça o panorama do franchising

Realizado pela Esentia Inteligência, a pesquisa ouviu consumidores, empreendedores, franqueados e especialistas em negócios

O mercado de franquias sempre foi muito consistente para novos empreendedores, já que se trata de um setor com negócios estruturados e testados para render lucros aos investidores. Em momento de crise, o franchising sempre foi a opção mais buscada para quem precisa, inclusive, buscar renda.

E isso foi o que mostrou o estudo Franquias no Brasil – Panorama, Oportunidades e Tendências, realizado pela Esentia Inteligência, empresa monitoramento e gestão de dados e informações, pesquisas, estudos técnicos e opinião pública, entre os dias 20 de julho e 22 de setembro deste ano, que ouviu 923 pessoas, com complementação de dados no ambiente digital, agrupando as informações como psicossociais, demográficos e geográficos.

“Nosso objetivo é mapear para entender melhor o cenário atual brasileiro no segmento de franquias e, não menos importante, auxiliar os indivíduos e empreendimentos do setor com oportunidades e tendências”, explicou o diretor executivo da Esentia, Gustavo Ramos.

Franchising

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o setor de franquias faturou R$ 41.140 bilhões no segundo trimestre de 2021, contra R$ 27.720 bilhões no mesmo período de 2020, apresentando variação positiva de 48,4%.

Conforme o estudo realizado pela Esentia Inteligência, o franchising foi o setor que mais cresceu de janeiro a março deste ano, tendo um faturamento que fortalece a recuperação do setor.  

“Temos dados importante que corroboram o crescimento do setor, como o potencial de consumo total do Brasil que é de R$ 4 trilhões. A digitalização dos canais de venda e a alta dos índices de confiança empresarial e do consumidor também refletiram na recuperação positiva das franquias”, afirma Gustavo.

Além disso, o Break Even (Ponto de Equilíbrio) é rápido e para mais de 50% dos franqueados, se deu entre seis meses e um ano da abertura do negócio, dado que potencializa a urgência das pessoas terem lucro.

Setores e consumidores

O estudo da Franquia no Brasil revelou que tanto a pandemia como a economia foram os dois principais fatores para a mudança de consumo e por potencializar o crescimento das oportunidades no franchising, especialmente nos segmentos de Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-estar, o segundo que se favorece também da venda de produtos e de cursos de profissionalização.

“Independente do segmento, a qualidade percebida na experiência do consumidor e as estratégias de negócios baseados no modelo Customer Centric (Cliente no Centro) foram dois atributos identificados no estudo e que são reconhecidos, valorizados e desejados pelas pessoas quando o assunto são franquias”, constatou o estudo.

Perfil dos empreendedores

Na amostragem, a Esentia Inteligênca também traçou um perfil dos empreendedores no Brasil, apontando que mais da metade procura por conhecimento na internet, por meio de cursos e vídeos, e que empreende por necessidade.

Outro ponto importante foi a detecção de dados já divulgados pelo Sebrae de que a maior parte dos jovens até 24 anos cogitarem, ou ter, o seu negócio próprio antes dos 18 anos, representando 80% deste público.

“Com a queda nas reservas e renda fixa, os brasileiros encontram dificuldades para bancar os custos iniciais do negócio próprio. Porém, por outo lado, 28% dos donos de micro e pequenas empresas conseguiram bancar todas as contas de casa com recursos obtidos no empreendimento”, finaliza o estudo.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias