4 passos para tirar o seu negócio próprio do papel

4 passos para tirar o seu negócio próprio do papel

Experiente empresária do setor de franquias oferece dicas para você começar o seu negócio próprio, com planejamento

Na semana que é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa, o Ministério da Economia apresentou dados apontando que o Brasil registou um recorde de novas empresas abertas em 2020, com aproximadamente 20 milhões de negócios ativos, 6% a mais se comparado com 2019.

Outro número que impressiona é o de Microempreendedores Individuais (MEIs), que teve um crescimento de 8,4%, com mais de 2,5 milhões de novos registros.

“Acredito que a pandemia também foi uma oportunidade para os empreendedores que lutam pela realização dos seus sonhos, além da busca por uma vida melhor, por isso esse crescimento considerável de Micro e Pequenas Empresas no Brasil”, diz a empreendedora e fundadora da rede de franquias Sóbrancelhas, Luzia Costa.  

Abrir e pensar em um negócio próprio não é do dia para noite. Tirá-lo do papel e transformar o sonho em realidade pode ser complicado para muitos novos empreendedores. Porém tendo em mãos um modelo de negócio bem planejado é o primeiro passo para iniciar a trajetória empreendedora.

Desenhar a proposta, como serão os canais de distribuição, perfil de clientes, atividades, parcerias e custos, são essenciais antes de começar de fato a colocar a mão na massa.

Por isso, com o intuito de impulsionar novos empreendedores a terem coragem e organização para tirar o negócio próprio do papel, Luzia separou os primeiros passos para conseguir estruturar sua ideia.

Passo 1: O que é?

Veja como você pensa na estratégia, como irá estruturar seu negócio, qual a proposta do seu empreendimento.

Passo 2: Para quem?

Defina o seu público consumidor e como serão as maneiras que seirá se relacionar com seus clientes.

Passo 3: Como vou fazer?

Determine as principais atividades do seu negócio e parceiros. Essa também é uma parte importante que precisa estar bem definida.

Passo 4: Quais serão meus gastos?

Coloque todo o planejamento da receita que você precisará, gastos e lucros. Estruture o custo do negócio para viabilizar a oportunidade.

Essas são as primeiras ações de estruturação do seu modelo de negócio. Não deixe de se planejar e descrever cada ponto do seu empreendimento. Se tiver a oportunidade, conte com ajuda de um profissional para desenhar seu planejamento, mas não deixe de elaborar suas estratégias.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias