Experiente empresária do setor de franquias oferece dicas para você começar o seu negócio próprio, com planejamento
Na semana que é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa, o Ministério da Economia apresentou dados apontando que o Brasil registou um recorde de novas empresas abertas em 2020, com aproximadamente 20 milhões de negócios ativos, 6% a mais se comparado com 2019.
Outro número que impressiona é o de Microempreendedores Individuais (MEIs), que teve um crescimento de 8,4%, com mais de 2,5 milhões de novos registros.
“Acredito que a pandemia também foi uma oportunidade para os empreendedores que lutam pela realização dos seus sonhos, além da busca por uma vida melhor, por isso esse crescimento considerável de Micro e Pequenas Empresas no Brasil”, diz a empreendedora e fundadora da rede de franquias Sóbrancelhas, Luzia Costa.
Abrir e pensar em um negócio próprio não é do dia para noite. Tirá-lo do papel e transformar o sonho em realidade pode ser complicado para muitos novos empreendedores. Porém tendo em mãos um modelo de negócio bem planejado é o primeiro passo para iniciar a trajetória empreendedora.
Desenhar a proposta, como serão os canais de distribuição, perfil de clientes, atividades, parcerias e custos, são essenciais antes de começar de fato a colocar a mão na massa.
Por isso, com o intuito de impulsionar novos empreendedores a terem coragem e organização para tirar o negócio próprio do papel, Luzia separou os primeiros passos para conseguir estruturar sua ideia.
Passo 1: O que é?
Veja como você pensa na estratégia, como irá estruturar seu negócio, qual a proposta do seu empreendimento.
Passo 2: Para quem?
Defina o seu público consumidor e como serão as maneiras que seirá se relacionar com seus clientes.
Passo 3: Como vou fazer?
Determine as principais atividades do seu negócio e parceiros. Essa também é uma parte importante que precisa estar bem definida.
Passo 4: Quais serão meus gastos?
Coloque todo o planejamento da receita que você precisará, gastos e lucros. Estruture o custo do negócio para viabilizar a oportunidade.
Essas são as primeiras ações de estruturação do seu modelo de negócio. Não deixe de se planejar e descrever cada ponto do seu empreendimento. Se tiver a oportunidade, conte com ajuda de um profissional para desenhar seu planejamento, mas não deixe de elaborar suas estratégias.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias