Aposentada aposta no setor de beleza para empreender

Aposentada aposta no setor de beleza para empreender

Buscando se manter ativa na aposentadoria e para melhorar a renda, Giovana Cardoso de Oliveira investiu seu tempo em um negócio próprio

Ao chegar na aposentadoria, muitas pessoas desejam curtir os dias em casa, viajar com a família, ter um período de descanso, depois de passar anos enfrentando a vida agitada de trabalho. Porém, esse cenário vem mudando nos últimos anos.

Em busca de se manter mais ativos e melhorar a renda, muitos aposentados estão encontrando no empreendedorismo a oportunidade de continuar trabalhando, desta vez, sendo o próprio patrão.

Vale lembrar que casos de empreendedores que criaram negócios gigantescos após os 50 anos e fizeram história no mercado, como Henri Nestlé, John Pemberton e Ray Kroc, desenvolvedores da Nestlé, Coca-Cola, e Mc Donalds, respectivamente.

Para se manter ativa

Giovana Cardoso de Oliveira, 53, não pensou duas vezes e foi buscar ter o próprio negócio. Ela, que já trabalhou com limpeza doméstica e recepcionista quando adolescente e bancária na fase adulta, se dedicou ao longo de 23 anos para o setor de segurança pública.

Recém-aposentada, ela escolheu a Vila Mariana, bairro da cidade de São Paulo, para abrir uma unidade da franquia MyLash Extensão de Cílios. O empreendimento acaba de ser inaugurado em um espaço de aproximadamente 65m2. O modelo escolhido foi o Premium, que tem capacidade para quatro cabines de atendimento para cílios, uma cabine para estética facial, uma cadeira de sobrancelhas e uma estação para unhas.

“Assim como muitas mulheres, sempre fui adepta a tudo que seja de bem-estar, saúde e autoestima. Ao entrar na fase dos 50 anos, comecei a observar que perdia os fios dos cílios e sobrancelha, então comecei a usar produtos prontos, como cílios postiços, que são encontrados em lojas de cosméticos. Porém, com o tempo foi surgindo pessoas que colocavam fio a fio, então meu interesse no assunto foi aguçando e apreciei a técnica. Decidi que precisava proporcionar às minhas colegas a mesma sensação de autoestima e bem-estar que sinto todas as vezes que me olho no espelho. Fiz uma busca intensiva e a técnica exclusiva da MyLash despertou minha atenção para o negócio”, Giovana.

Idade não é limitador

Os brasileiros não deixaram de lado os cuidados com a rotina de beleza no dia a dia, mesmo usando máscaras e ficando mais tempo dentro de casa. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2020 o setor registrou alta de 21,9% nas vendas de produtos de cuidados com a pele, com aumento de 91% na categoria de máscaras faciais, e de 153,2% nos esfoliantes corporais.

Pesquisa da Euromonitor revela que o Brasil é o quarto país no ranking mundial de gastos com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

A idade não é um limitador quando se trata de começar uma carreira no empreendedorismo. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, relativo ao terceiro trimestre de 2020, o País atingiu 1,8 milhão de empreendedores na terceira idade, o que corresponde a 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte.

Apesar dessa porcentagem parecer pouco, esse perfil é o que mais tem gerado emprego entre os pequenos negócios no Brasil, sendo que 50% deles estão da região Sudeste, com 29% em São Paulo e 10% em Minas Gerais.

Franchising em SP

A cidade de São Paulo está entre os melhores locais para empreender devido ao potencial de consumo que a capital oferece. Apesar de também aumentar a concorrência, negócios diferenciados sobressaem no mercado.

Estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que separa a capilaridade das 50 maiores franqueadoras do País por estados, mostrou que São Paulo concentrava 69% das unidades, no ano passado. Em seguida vinham Paraná e Rio de Janeiro, empatadas com 12%.

A rede MyLash, que nasceu no Rio de Janeiro, conta com 19 unidades abertas, sendo nove delas na capital paulista.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias