5 dicas para expandir o negócio na crise

5 dicas para expandir o negócio na crise

Franquias sem ciladas

Para especialista em governança, profissionalizar a gestão é o caminho para a durabilidade das empresas em tempos turbulentos

Empresas de todos os setores e portes atravessam períodos de turbulência diante da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Muitos negócios precisaram se reinventar, avançar na transformação digital e investir na profissionalização da gestão para garantir a competividade e a sobrevivência.

Luiz Marcatti

Para Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, empresa especialista em governança corporativa e familiar, o momento pede que os administradores analisem o cenário com muita cautela e segurança antes de tomar qualquer decisão.

“É como enfrentar tempestades durante o voo. O piloto precisa ter segurança de que possui visibilidade e informações corretas para seguir adiante e transmitir confiança aos passageiros e tripulantes. O mesmo vale para os administradores que precisam ter sistema de informações e indicadores confiáveis, sem o que a empresa terá mais dificuldades para atravessar períodos de incertezas”, ensina o consultor.

Para garantir o desenvolvimento e a profissionalização do negócio, Marcatti ensina cinco dicas de gestão que podem ser aplicadas em empresas de diversos segmentos, independentemente do tamanho e do nível de maturidade.

1- Informações precisas

Em momentos de tempestade, principalmente por não sabemos quanto tempo vai durar, é muito importante que os administradores das empresas tenham um sistema de informação o mais preciso e atualizado possível. Isso ajudará a tomar decisões com mais segurança, principalmente nos momentos críticos.

2 – Caixa em dia

Se o piloto acha que vai demorar para chegar ao aeroporto, precisa checar se tem combustível suficiente. A mesma lógica vale para o caixa da empresa. Muitas organizações não têm clareza e nem segurança do quanto gastam e quais são seus custos. Ficam concentradas na venda e no faturamento. Em períodos de crise é extremamente importante ganhar dinheiro dentro de casa, racionalizar os recursos e avaliar a situação econômico-financeira, especialmente quando a necessidade leva a buscar recursos com agentes financeiros. 

3- Equipe competente

O administrador precisa ter a certeza de que tem a pessoa certa no lugar certo, ou seja, profissionais com a competência adequada para ocupar posições de acordo com a necessidade da empresa. Se o time não é competente, o gestor se sobrecarregará e, fatalmente vai enfrentar riscos e problemas.

4- Profissionalização da equipe

Colaboradores despreparados comprometem resultados e estragam a relação da empresa. Muitos não sabem o tamanho do prejuízo que um profissional despreparado pode acarretar à empresa. Se os empresários ainda duvidam da importância de ter equipes qualificadas, lembrem-se de Henry Ford, empresário americano que revolucionou a indústria automobilística. Há 100 anos o fundador da Ford Motor Company disse que o pior é não investir em treinamento e depois perder o funcionário, mas não treinar e o funcionário ficar na empresa.

5- Investir em tecnologia           

Uma empresa não se torna digital pelos recursos tecnológicos, e sim pelo modelo mental e pela cultura implementada. Os administradores precisam estar mais abertos para o mundo dos negócios aliado à tecnologia. A pandemia acelerou a transformação digital das companhias que precisarão manter o modelo para continuar atendendo as demandas e necessidades dos clientes.

Aproveite estas dicas e comece agora a melhorar a gestão do seu negócio. A MemoCash Soluções, rede de franquia home based, tem a solução ideal para auxiliar na sua na administração de sua empresa. Clique aqui e fale com a MemoCash!

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias