Redes de educação, tecnologia e limpeza mudaram suas estratégias de atuação, se fortaleceram e tiveram crescimento exponencial em 2020
Muitos mercados estiveram instáveis durante todo ano de 2020, porém setores de educação, tecnologia e limpeza, principalmente dentro do mercado de franquias, mostraram números animadores para 2021. A procura pelos serviços oferecidos e também de investidores que querem trabalhar nos segmentos cresceu consideravelmente.
As estratégias aplicadas rapidamente por marcas do mercado tiveram uma reação imediata e fizeram com que diversas redes fortalecessem ainda mais a sua presença em todo mercado nacional.
A rede franquias Via Certa Educação Profissional fechou 2020 com 37 unidades em operação. Para esse ano, a expectativa é chegar a 120 unidades vendidas até dezembro em mais de sete estados brasileiros. A rede espera atender 25 mil alunos no Brasil em 2021.
A demanda dos cursos profissionalizantes cresceu em todo Brasil, já que as pessoas estão em busca de recolocação no mercado de trabalho e para isso precisam de novas habilidades. A Via Certa já tinha um sistema de ensino híbrido e acelerou todo o processo para transformar as aulas 100% online no período da pandemia e posteriormente lançou o Sistema Flex, onde o aluno pode escolher como quer estudar, se em casa, na escola, ou onde estiver de acordo com sua disponibilidade. Segundo o diretor executivo da rede, Décio Marchi, a franquia cresceu 67% durante a pandemia.
Já a Acquazero Eco Wash, rede especializada em estética automotiva, agregou o serviço de limpeza residencial em seu portfólio. Desde julho de ano passado, teve um crescimento acelerado chegando a 440 operações no Brasil. A expectativa para 2021 é somar 700 operações comercializadas. “Tivemos um aumento de 500% na procura por serviços de oxi-sanitização tanto em ambientes quanto em veículos. Além disso, potencializamos o uso do nosso aplicativo próprio e passamos a fazer mais atendimentos delivery, evitando qualquer contato físico cliente X prestador de serviço”, explica o diretor executivo da rede, Henrique Mol.
A Gigatron, rede de franquias especializada no desenvolvimento de softwares para o varejo, passou a desenvolver produtos que auxiliassem as empresas a passarem pela pandemia com organização de estoque, logística, delivery, e-commerce, entre outros. Em 2020 foram abertas 23 novas unidades sendo a maioria no estado de São Paulo e Minas Gerais.
Um total de 68 franquias em 13 estados e a expectativa é que em 2021 a rede conquiste 30 novas unidades. A atuação da rede como home office e baixo investimento atraiu muitos empreendedores que sempre quiseram ter o próprio negócio e viram na situação do país com a pandemia uma oportunidade.
O Dot Bank, primeiro banco digital no formato de franquia do Brasil, iniciou as atividades no ano de 2020 e credenciou suas duas primeiras unidades no mês de março. Durante a pandemia, o número de correntistas cresceu acompanhando a procura por facilidades bancárias. Hoje o DotBank tem 14 unidades, presentes em sete estados brasileiros.
“A expectativa é que em 2021 a rede dobre o número de unidades comprometidas com nossa missão de facilitar e melhorar a vida das pessoas através de tecnologia, utilizando como principal ferramenta o empreendedorismo”, conta a diretora de operações da rede, Amanda Pinatti.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias