Drogarias Max favorece farmácia independente

Drogarias Max favorece farmácia independente

Franquias sem ciladas

Com baixo custo, o selo Max é um modelo alternativo para criar oportunidades ao pequeno empresário impactado pela concorrência com as grandes redes

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado do Brasil, movimentando R$ 11,6 bilhões em vendas de janeiro a setembro de 2020, de acordo com dados da IQVIA, empresa que audita o setor.


Ao todo são 6.124 estabelecimentos farmacêuticos, sendo 4.924 farmácias independentes, que representam 80,40% em PDVs (Pontos de Vendas), porém apenas 39,80% do faturamento total do mercado.

A falta de uma gestão estruturada para o negócio faz com que pequenos empresários adotem, ocasionalmente, uma estratégia comercial que compromete a rentabilidade do negócio e, consequentemente, reduz sua capacidade enfrentar a concorrência.

E é para esse mercado que a rede de Drogarias Max vai direcionar seu novo plano de expansão. “No cenário atual, as drogarias independentes estão cada vez mais buscando aprimorar sua gestão e ter acesso a melhores condições comerciais. A forte expansão das redes de grande e médio porte e a redução da rentabilidade do setor em geral são fatores que deixam os independentes numa posição de desvantagem”, avalia o CEO, Fábio Pinto.

Plano de expansão

Para ajudar o independente a crescer e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo mais flexível sem perder o foco da franquia, a Drogarias Max diversificara-se e criar um modelo de adesão diferenciado do atual, chamado Selo Max.

Com o selo, o lojista terá acesso a diversos benefícios e serviços que sozinho ele teria dificuldades para implantar, entre eles, indicadores de gestão da loja, comparativo de performance de mercado, simulador para definição de metas, política de precificação, manual de operações de loja, negociação centralizada das taxas de cartão, acesso a linhas de crédito especiais e, principalmente, acesso a todas as condições comerciais negociadas pela bandeira Max com o mercado.

O valor da mensalidade é de R$ 699,00 durante os primeiros 12 meses e, após esse período, o empresário tem a opção de migrar para o modelo Bandeira Max, passando inclusive a aderir a identidade visual da marca. “O Selo Max é um estágio de transição para a Bandeira Max, no qual a drogaria terá acesso imediato aos serviços da franquia sem necessidade do investimento inicial para o layout da loja”, complementa Fabio.

Depois desse estágio inicial, o empresário será incentivado a migrar para o modelo mais completo. Na Bandeira Max, sem adesão obrigatória, a drogaria passa a se beneficiar de maneira integral do que a rede pode oferecer, como pacote de mídia, acesso às ações de trade marketing e encartes promocionais.

Com isso, o lojista pode optar por permanecer no modelo Selo Max pelo tempo que desejar, mas com mensalidade de R$ 1.190,00 após 12 meses.

Fonte: Massi Comunicação

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias