Setor de moda em alta: franquias do segmento faturaram mais de R$ 6,5 milhões no 2° trimestre deste ano
Em alta no Brasil, o segmento de joias (incluindo bijuterias e semijoias), tem apresentado projeções animadoras para os empreendedores. O tamanho do mercado brasileiro de joias está estimado em US$ 3,59 bilhões para 2024 e deverá atingir US$ 5,34 bilhões até 2029, segundo o Mordor Intelligence.
Além disso, o segmento de Moda no mercado de franquias, onde está inserido a categoria de semijoias, registrou uma das maiores altas no último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No 2° trimestre de 2024 o setor obteve um crescimento de 13,2% no faturamento, segundo os dados da ABF. A pesquisa aponta que o nicho fechou com uma receita total de R$ 6.546 milhões durante esse período, sendo que na mesma época do ano passado esse faturamento foi de R$ 5.781 milhões.
Diante de um cenário altamente positivo, novos empreendedores estão optando pelo segmento. Pensando nisso, separamos 4 franquias do segmento de semijoias com possibilidade de faturar mais de R$ 50 mil. Veja a seguir:
Luah Semijoias
Fundada em 2013, a Luah Semijoias é uma marca de Tocantins especializada em acessórios banhados a ouro. No franchising desde 2017, a rede conta com 12 unidades espalhadas por seis estados entre o Norte e Nordeste do Brasil. Além das lojas voltadas para o varejo, a Luah Semijoias aposta também em uma rede com mais de 1.700 revendedoras. E para incentivar novos franqueados a marca oferece a Franquia Premium, com investimento inicial de R$ 198 mil em uma loja de 30m².
Investimento inicial: R$ 198 mil
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
Prazo estimado de retorno: 9 a 15 meses
Mapa da Mina Acessórios
A Mapa da Mina Acessórios é uma franquia reconhecida pela fabricação e venda de semijóias, presente em diversos estados brasileiros. Com uma ampla gama de produtos que combinam design e elegância, a marca acompanha as tendências da moda. A rede, que conta com mais de 50 unidades, oferece aos empreendedores duas opções de modelo de negócio: loja e quiosque.
Investimento inicial: a partir de R$ 140 mil para quiosque e R$ 180 mil para Loja
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil (quiosque e loja)
Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses
Lebriju
Fundada em 2016, em São Paulo, a Lebriju busca ser referência na comercialização de bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis. Sempre alinhada com as tendências, oferece aos clientes o que há de mais atual no mundo da moda, com acessórios de moda plurais e repleto de novidades.
Investimento inicial: quiosque 9m2 – a partir de R$ 160 mil – Loja 30m2 – a partir de R$ 390 mil
Faturamento médio mensal: quiosque R$ 80 mil e Loja R$ 120 mil
Prazo de retorno: quiosque 12 meses, Loja 18 meses
Norah Acessórios
Rede pernambucana de bijuterias e acessórios com 12 lojas (quatro no estado de São Paulo e oito em Pernambuco). Tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando ao consumidor novidades de forma recorrente. Oferece três formatos de negócios, dentre eles uma microfranquia.
Investimento inicial: R$ 96 mil (quiosque) a R$ 196 mil (loja em shopping).
Faturamento médio mensal: entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
Prazo de retorno: até 12 meses
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias