Franquias adotam processos para preservar a água

Franquias adotam processos para preservar a água

Ligadas diretamente à água, 5àsec e iGUi contam com processos que evitam o desperdício e o descarte inapropriado do recurso 

Comemorado em 22 de março, o Dia da Água foi criado para conscientizar sobre a importância do recurso para o meio ambiente, para os seres humanos e para o planeta.

A data, também, reforça o compromisso da população em cuidar e preservar as fontes para a sobrevivência de todos.

Em alta no mercado corporativo, ações de ESG com foco na sustentabilidade envolvem trazer iniciativas de empresas para diminuir o uso indiscriminado, além do descarte incorreto, com objetivo de preservar a água

A 5àsec e iGUi, duas redes destaques nos seus segmentos, são exemplos de marcas que contam com processos visando ao uso consciente da água, seguindo as normas da legislação ambiental brasileira. 

5àsec

A rede de lavanderias, que tem, atualmente 532 operações em todo o País, é reconhecida pela responsabilidade com a preservação do meio ambiente. Visando conservar a água, a empresa utiliza produtos biodegradáveis durante as lavagens de itens pessoais e de casa, para não poluir as nascentes e os rios.

Além disso, segundo a marca, a cada limpeza realizada com cerca de 30 peças de roupas, é possível economizar mais de 80 litros de água potável, se comparado com o uso de máquinas de lavar domésticas. A economia se deve pela reutilização de água nos ciclos de limpeza dos equipamentos com uso de filtros de alta capacidade.

A 5àsec investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, rendendo 15% de economia de água, em comparação às lavanderias tradicionais do mercado. 

Segundo o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth, ao optar pelos serviços de lavanderia, o consumidor consegue reduzir suas despesas de energia elétrica e água, economizando ainda com os gastos em produtos, que pode chegar a cerca de 30%.

“Outro ponto positivo é a conservação prolongada da vida útil das peças, já que a empresa conta com processos que revitalizam a fibra têxtil das roupas”, acrescenta Fábio. 

Além disso, a rede lançou no começo do ano a campanha ‘Quem planta sustentabilidade, colhe Ecobag’, realizada em parceria com o Projeto Plantar, que visa o plantio de 4 mil mudas de árvores nativas brasileiras, ajudando no reflorestamento de áreas degradadas pertencentes a Bacia do Rio São Francisco.

iGUi

Segundo estudos, a previsão é de que até 2050, aproximadamente 45% da população, não terá a quantidade mínima de água disponível para uso ou consumo.

iGUi, em tupi-guarani, representa água. E não é por acaso, que a rede fabricante e comercializadora de piscina traz no nome o reconhecimento da importância deste recurso. 

Foi pensando nisso, que a marca desenvolveu mecanismos para evitar o desperdício, sobretudo, aquele que acontece no momento da limpeza das piscinas, entre estes estão filtro de poliéster, que pode ser limpo com, no máximo, 10 litros de água, ao contrário dos tradicionais de areia, que demandam um grande volume de água para serem higienizados. 

Outro ponto é a maneira como a água é tratada. As piscinas iGUi devem ser filtradas diariamente e, ao invés do cloro livre, para promover a desinfecção, é utilizado o sal marinho, considerado mais simples, eficaz e seguro, já que não causa ardência nos olhos, ressecamento dos cabelos e pele; e não polui o meio ambiente.

Além disso, com o uso do sal, elimina-se o uso de produtos para decantar a sujeira e aspirá-la posteriormente, processo que, também, desperdiça centenas de litros.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias