Este público busca independência financeira e autonomia. O mercado digital, por oferecer os dois quesitos, é a grande aposta
Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que no 3º trimestre de 2021 o desemprego entre jovens ficou em 25,7%, desde 2019 o patamar mais baixo, contudo ainda em patamar elevado.
E com isso, para poder manter uma vida financeiramente independente e com autonomia, os jovens brasileiros buscam empreender, sem depender de uma renda com um emprego fixo.
Empreendedorismo digital
A HeroSpark, plataforma que auxilia empreendedores digitais, fez um levantamento mostrando que 24% dos jovens das classes A, B e C, com até 30 anos, são empreendedores e que 60% querem ter um negócio próprio no futuro.
A pesquisa também mapeou os objetivos em comum deste desejo dos jovens em seguirem pela vida empreendedora, sendo independência financeira, com 67%; autonomia no trabalho, com 39%; flexibilidade, com 33%; e oferecer inovação, com 31%.
Os dados revelam, ainda, significativa força do mercado de empreendedorismo digital proporcionada, principalmente, pela pandemia.
Outro estudo, realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que o número de jovens empreendedores cresceu 15% no País em 2020, mesmo em situação pandêmica.
Jovens no Franchising
De acordo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) houve aumento no interesse dos jovens entre 18 e 24 anos pelo segmento de franquia, tanto que a participação dessa faixa etária no volume de busca por franquias cresceu no último anos em mais de 10%.
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Este é o caso de Daniel Moreira Campos, 22, que em 2019 encontrou a Unhas Cariocas, maior e principal rede de franquia de esmalteria do brasil e do mundo. Com um método próprio e exclusivo, a rede proporcionou ao empreendedor a experiência que ele também buscava.
“Na época eu procurava entrar em um mercado que estava em alta e que possuía baixo investimento, e o nicho de Beleza, Estética e Bem-estar já era um deles. A Unhas Cariocas me proporcionou um know-how que se enquadra nisso tudo e, ainda, com um prazo de retorno magnífico”, comentou Daniel.
O franqueado da Unhas Cariocas é um dos jovens empreendedores que iniciou esta jornada muito cedo. Aos 13 anos ele já ajudava o seu pai na empresa da família e aos 15 anos gerenciava o negócio.
“Eu pedi para que meu pai permitisse que eu gerenciasse a empresa e ele concordou e, desde então venho crescendo muito pessoal e profissionalmente. Um colaborador registrado dificilmente acha uma empresa com potencial de plano de carreira a curto prazo e, em muitos casos, não tem segurança e estabilidade nas empresas. O empreendedor trabalha com seus sonhos. Eu trabalho com meus sonhos. E quando eu sonho eu tenho a segurança de colocar em prática”, complementa Daniel.
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O professor de inglês paranaense Nathan Souza, 26, é franqueado da Minds Idiomas, ao lado de sua Alexcia Velasquez. Para ele, a escolha se deu pelo sistema e precificação da rede.
“A Minds oferece um sistema único de ensino e com o preço acessível. Como professor já tive acesso a diversos modelos de ensino, mas a escola é imbatível nisso. Realmente, em 18 meses, a aluno sai falando, escrevendo e com fluência no idioma.”, revela Nathan.
Hoje, o jovem empreendedor é proprietário de três unidades da rede e afirma que a autonomia é o ponto-chave. “Se eu trabalho e aplico os ensinamentos dos treinamentos, o sucesso vem. Isso só depende de mim. Quando somos empregados dependemos do empregador para crescermos, além da insegurança de não saber se vamos ser mandados embora”, acrescenta.
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Aos 21 anos, Gabriel de Castro Machado, é franqueado da Touareg Seguros, viu o potencial do mercado segurador por conta da pandemia.
“Comecei a empreender com com o meu primo Fellipe, 29, no ano passado. E nossa amizade vai além do fato de sermos primos, pois sempre conversamos muito e tínhamos conhecimento que na pandemia o setor de Seguros tinha aumentado muito. As pessoas tiveram que ficar em casa e, por isso, se preocuparam mais com seguro residencial, vida e saúde. Com isso, vimos um potencial de mercado na nossa cidade Lagoa da Prata (MG)”, conta Gabriel.
Para ele, a maior segurança de empreender em franquia é o negócio testado e validado. “Temos a segurança de comercializar produtos e serviços já testados no mercado. A Touareg Seguros já existe desde 2011 e os diretores possuem mais de 20 anos de experiência como empreendedores. A segurança que temos é a vivência e todo “o caminho das pedras” que eles nos deram para o negócio dar certo”, completa.
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias