60% dos jovens brasileiros querem empreender

60% dos jovens brasileiros querem empreender

Este público busca independência financeira e autonomia. O mercado digital, por oferecer os dois quesitos, é a grande aposta

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que no 3º trimestre de 2021 o desemprego entre jovens ficou em 25,7%, desde 2019 o patamar mais baixo, contudo ainda em patamar elevado.

E com isso, para poder manter uma vida financeiramente independente e com autonomia, os jovens brasileiros buscam empreender, sem depender de uma renda com um emprego fixo.

Empreendedorismo digital

A HeroSpark, plataforma que auxilia empreendedores digitais, fez um levantamento mostrando que 24% dos jovens das classes A, B e C, com até 30 anos, são empreendedores e que 60% querem ter um negócio próprio no futuro.

A pesquisa também mapeou os objetivos em comum deste desejo dos jovens em seguirem pela vida empreendedora, sendo independência financeira, com 67%; autonomia no trabalho, com 39%; flexibilidade, com 33%; e oferecer inovação, com 31%.

Os dados revelam, ainda, significativa força do mercado de empreendedorismo digital proporcionada, principalmente, pela pandemia.

Outro estudo, realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que o número de jovens empreendedores cresceu 15% no País em 2020, mesmo em situação pandêmica.

Jovens no Franchising

De acordo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) houve aumento no interesse dos jovens entre 18 e 24 anos pelo segmento de franquia, tanto que a participação dessa faixa etária no volume de busca por franquias cresceu no último anos em mais de 10%.

Este é o caso de Daniel Moreira Campos, 22, que em 2019 encontrou a Unhas Cariocas, maior e principal rede de franquia de esmalteria do brasil e do mundo. Com um método próprio e exclusivo, a rede proporcionou ao empreendedor a experiência que ele também buscava.

“Na época eu procurava entrar em um mercado que estava em alta e que possuía baixo investimento, e o nicho de Beleza, Estética e Bem-estar já era um deles. A Unhas Cariocas me proporcionou um know-how que se enquadra nisso tudo e, ainda, com um prazo de retorno magnífico”, comentou Daniel.

O franqueado da Unhas Cariocas é um dos jovens empreendedores que iniciou esta jornada muito cedo. Aos 13 anos ele já ajudava o seu pai na empresa da família e aos 15 anos gerenciava o negócio.

“Eu pedi para que meu pai permitisse que eu gerenciasse a empresa e ele concordou e, desde então venho crescendo muito pessoal e profissionalmente. Um colaborador registrado dificilmente acha uma empresa com potencial de plano de carreira a curto prazo e, em muitos casos, não tem segurança e estabilidade nas empresas. O empreendedor trabalha com seus sonhos. Eu trabalho com meus sonhos. E quando eu sonho eu tenho a segurança de colocar em prática”, complementa Daniel.

O professor de inglês paranaense Nathan Souza, 26, é franqueado da Minds Idiomas, ao lado de sua Alexcia Velasquez. Para ele, a escolha se deu pelo sistema e precificação da rede.

“A Minds oferece um sistema único de ensino e com o preço acessível. Como professor já tive acesso a diversos modelos de ensino, mas a escola é imbatível nisso. Realmente, em 18 meses, a aluno sai falando, escrevendo e com fluência no idioma.”, revela Nathan.

Hoje, o jovem empreendedor é proprietário de três unidades da rede e afirma que a autonomia é o ponto-chave. “Se eu trabalho e aplico os ensinamentos dos treinamentos, o sucesso vem. Isso só depende de mim. Quando somos empregados dependemos do empregador para crescermos, além da insegurança de não saber se vamos ser mandados embora”, acrescenta.

Aos 21 anos, Gabriel de Castro Machado, é franqueado da Touareg Seguros, viu o potencial do mercado segurador por conta da pandemia.

“Comecei a empreender com com o meu primo Fellipe, 29, no ano passado. E nossa amizade vai além do fato de sermos primos, pois sempre conversamos muito e tínhamos conhecimento que na pandemia o setor de Seguros tinha aumentado muito. As pessoas tiveram que ficar em casa e, por isso, se preocuparam mais com seguro residencial, vida e saúde. Com isso, vimos um potencial de mercado na nossa cidade Lagoa da Prata (MG)”, conta Gabriel.

Para ele, a maior segurança de empreender em franquia é o negócio testado e validado. “Temos a segurança de comercializar produtos e serviços já testados no mercado. A Touareg Seguros já existe desde 2011 e os diretores possuem mais de 20 anos de experiência como empreendedores. A segurança que temos é a vivência e todo “o caminho das pedras” que eles nos deram para o negócio dar certo”, completa.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias