Hamburgueria artesanal entra no franchising

Hamburgueria artesanal entra no franchising

A 389 Burger, rede criada no DF, está em expansão e pretende inaugurar dez novas unidades até o final de 2023

Com ou sem crise econômica, investimentos no ramo da alimentação sempre dão bons resultados. Principalmente quando falamos nas famosas hamburguerias. Seja em fast foods ou em formato artesanal, a iguaria que combina pão, carne e salada tornou-se um dos pratos mais consumidos no mundo.

Segundo levantamento da consultoria Instituto Gastronomia, no Brasil, a opção de se alimentar com um hambúrguer cresceu 575% nos últimos anos. De acordo com o aplicativo de delivery iFood, o número de hamburguerias cadastradas na plataforma aumentou 104% entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas de burgers aumentaram 140% no mesmo período.

Quando falamos do mercado de franquias, a ligação com o segmento de Alimentação é praticamente automática. Conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento faturou R$ 53.976 bilhões durante o quarto trimestre de 2020 e R$ 40.898 bilhões ao longo de todo o ano passado. Já no 3 trimestre deste ano, A alimentação fora de casa teve aumento de 7,9%. Isso faz com que o mercado seja um carro chefe da franchising no País.

Nova hamburgueria no franchising

Com cinco anos de funcionamento, a 389 Burger, especializada em hambúrgueres artesanais, inicia o segundo semestre de 2021 colhendo frutos de um intenso trabalho. Com quatro lojas em Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Formosa (GO) e Asa Norte (DF), a marca entrou para o setor de franquias, buscando expandir ainda mais. O objetivo é abrir mais dez unidades nos próximos dois anos.

Com produção e criações próprias, o conceito e os sabores conquistaram o paladar dos clientes e foi então que surgiu a oportunidade de franquear. “Após muitos interessados nos procurarem, vimos essa necessidade. Nosso crescimento nos deu segurança para desenvolvermos o projeto” explica o sócio da hamburgueria, Thales de Castro.  

Atualmente, a 389 Burger conta com a colaboração de 50 funcionários e vende em média 12.500 sanduíches por mês, chegando ao total de 150 mil sanduíches por ano. O faturamento mensal varia entre R$ 350 a R$ 400 mil e, anualmente, entre R$ 4,2 milhões a R$ 4,8 milhões, somando as quatro unidades.

Para o projeto de franquias, já foram investidos mais de R$ 100 mil, desde a consultoria para a formatação e melhora da estrutura.

O investimento para abrir uma unidade varia entre R$ 200 e R$ 350 mil, dependendo do modelo de gestão escolhido que pode ser delivery, balcão e salão. A taxa de franquia é de R$ 40 mil, com 5% de royalties e 1,5% de taxa de publicidade.

“Preparamos todo um planejamento, manuais de produção e montagem e, claro, a logística de distribuição para que o projeto possa ser expandido”, finaliza o sócio.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias