Ex-entregador fatura R$2,8 milhões com franquia

Ex-entregador fatura R$2,8 milhões com franquia

Rogério Fernandes saiu salário mínimo para comandar uma das unidades que mais crescem; o plano é abrir novas unidades

Quando iniciou na Tintas MC como entregador ganhando um salário mínimo no ano de 1990, Rogério Fernandes, então com 16 anos, jamais imaginaria que três décadas depois seria um franqueado da marca e faturaria mais de R$2,8 milhões.

Comemorando quase dois anos da sua unidade em Alphaville (SP), ele olha com carinho para a trajetória que construiu na rede de lojas de tintas.

Todos os dias, Fernandes usava sua bicicleta para levar inúmeras latas de tinta da unidade da Barra Funda até a casa dos clientes. Seu esforço logo foi reconhecido e, em seis meses, passou para a função de balconista.

Foram três anos como vendedor até que ele, com 20 anos, chegou ao cargo de gerente da loja da Barra Funda.

“Comecei a trabalhar por necessidade. Eu sabia que poderia acabar não fazendo uma graduação, então decidi colocar minha mão na massa”, explica.

Aos 22 anos, Rogério passou a administrar a unidade de Santo Amaro, em São Paulo. Esta mudança de ares foi um passo essencial para que o empreendedor conhecesse melhor o mercado em que atuava.

“Uma vez que você começa a trabalhar com tintas, você se apaixona. Eu sou a prova viva disso e minha ida para Santo Amaro fez com que eu pudesse conhecer ainda mais este universo”, diz Rogério.

Entre 2006 e 2007, Rogério iniciou uma nova etapa dentro da Tintas MC. Como gerente regional, função que ocupou por mais de 10 anos, supervisionou mais de 20 lojas da marca na região da Grande São Paulo e fazia a gestão comercial, assessoria administrativa e cobrança de metas, habilidades que seriam fundamentais para seu próximo passo na carreira.

Começo do empreendimento

Em 2018, Rogério deixou o cargo de gerente regional para empreender e tornou-se sócio de uma loja própria da Tintas MC, em Alphaville. Logo no ano seguinte, o empresário faturou mais de R$2,2 milhões, batendo receitas superiores a R$300 mil em alguns meses. Os resultados positivos o levaram a comprar a loja.

Em seu primeiro ano como franqueado, Rogério conseguiu um faturamento 25% maior do que no ano anterior, apesar da crise econômica e sanitária instaurada pela pandemia. “Os primeiros meses foram difíceis. Além do público estar com medo, nós também ficamos receosos. Mas, a partir de maio, percebemos um aumento constante na procura por tintas tanto de pessoas quanto de empresas”, explica Fernandes.

Com a retomada gradual da economia e com a vacinação alcançando números positivos, o empresário prevê, em 2021, arrecadar R$5 milhões, cerca de 78% a mais em relação ao ano anterior.

O crescimento constante do faturamento, entretanto, não é o único objetivo de Rogério, que também tem planos de se tornar um multifranqueado. “Quero abrir mais uma franquia da Tintas MC. Já estamos nos planejando, estudando o mercado e avaliando possibilidades, com o suporte da franqueadora”, afirma.

Nesses 30 anos, Rogério afirma que a vivência adquirida dentro da rede foi um grande combustível para o seu crescimento. “A Tintas MC tem uma visão de proporcionar oportunidades para seus funcionários, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores”, finaliza o franqueado.

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Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias