Expansão de e-commerce, digitalização, promoções, suporte intensificado ao franqueado e relacionamento online com clientes fazem parte do processo
O mercado de Franquias agiu rápido para enfrentar os reflexos da pandemia de Covid-19, criando ou expandindo o e-commerce, digitalizando processos, e até produtos e serviços, criando promoções, intensificando o suporte ao franqueado e manteve o relacionamento com os consumidores por meio de canais digitais.
Desta forma, o setor vem em uma trajetória de recuperação, aproximando-se dos níveis pré-pandemia, como apontou o balanço de julho da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Um dos segmentos que puxam esta recuperação é o de Saúde, Beleza e Bem Estar, que em julho apresentou redução no faturamento de apenas 2%, em relação ao mesmo mês de 2019. Além das medidas de reativação da economia e o relaxamento do isolamento social, contribuíram para a recuperação do nicho o desejo de bem-estar, mesmo em um contexto tão delicado.
“As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. O conhecido ‘efeito batom’ demorou um pouco mais a aparecer, mas se fez presente. De qualquer forma, apenas ele não explica o desempenho dessas franquias. O consumo de substituição e de gratificação foram importantes, mas as franquias deste segmento também fizeram sua parte. Se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”, afirma a coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF, Thais Ramos.
O levantamento realizado pela ABF com 18 redes aponta que as adaptações e inovações foram fundamentais para a manutenção do desempenho do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Por exemplo, as redes Sóbrancelhas e Maislaser criaram plataformas de e-commerce, reforçando suas vendas. Já as marcas Budha Spa, Sorridents, Odontoclinic criaram plataformas de serviços ou teleatendimento, para avaliação prévia). As redes Onodera, Maislaser, Budha Spa e Mercadão dos Óculos lançaram linhas de produtos, pacotes e ferramentas digitais. Algumas franquias passaram a fazer entregas ou atuar no modelo take away, como a Hinode, e desenvolveram pacotes pré-pagos ou parcelados, como é o caso da Onodera e da Royal Face.
Esse potencial não passou desapercebido pelos investidores tanto que as redes Água de Cheiro, Mais Top Estética e Royal Face, apresentaram crescimentos expressivos em número de unidades. A pandemia viu surgir ainda dois novos negócios em saúde: rede de espaços compartilhados para profissionais da saúde, a Buratto Consultórios, e uma rede de oftalmologia de alta performance, a Olhar Certo. Ainda, a resiliência de serviços essenciais de ortodontia, medicina e assistência a idosos que mantiveram a demanda, mesmo frente as flutuações do mercado. Suportando tudo isso, as redes intensificaram o apoio aos franqueados com metodologias ágeis, treinamento e consultoria realizadas à distância, que mantiveram o negócio ativo e as equipes motivadas.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias