Mundo das Franquias

Franchising cresce 17,2% e faturamento passa de R$ 50 bilhões

Segundo a ABF, os números do primeiro trimestre deste ano já são melhores, se comparados a 2019, e as redes inovam para atrair investidores

O Franchising vem ganhando força no Brasil nos últimos anos e os números já superam o comparativo do período pré-pandemia. 

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), houve um crescimento de 22,6% no faturamento deste segmento, comparado ao primeiro trimestre de 2019. Além disso, o setor registrou um aumento de 17,2% em relação ao período homólogo. 

No total, o sistema de franquias faturou R$50,85 bilhões, sendo este o quinto trimestre consecutivo de crescimento para setor no País. 

Segundo a ABF, este crescimento representa a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano. A retomada mais forte das atividades presenciais após um período de arrefecimento causado pela pandemia são os principais fatores que contribuíram para a melhora do setor. 

Para pegar carona no aquecimento desse mercado, algumas marcas apostam em modelos de negócios mais acessíveis, tanto em relação ao investimento inicial, como pela rápida instalação e liberdade geográfica.

Na YES! Idiomas, rede de ensino com mais de 50 anos de história e presente em mais de 16 estados brasileiros, a aposta para 2023 está em uma cartela variada em formatos de franquia. 

Com investimento inicial a partir de R$ 98 mil, o modelo Soft é ideal para municípios com até 50 mil habitantes. 

“Os brasileiros estão cada vez mais interessados em empreender. As franquias com investimento de até R$100 mil chegam como um atrativo pelo investimento reduzido, quando comparado às demais opções”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO da rede e fundador do Grupo BDC.

Para donos de instituições de ensino que desejam ter um polo educacional de idiomas, a rede oferece, ainda, o formato store in store, com investimento inicial de R$30 mil.

Já a American Cookies, rede de franquias com mais de 50 lojas por 11 estados brasileiros, investe em um modelo de contêiner mirando o interior. 

O novo formato procura atender, principalmente, cidades menores de até 50 mil habitantes e municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. 

A opção, também, proporciona mais liberdade geográfica para o franqueado, já que a estrutura, de fácil e rápida instalação, pode ser levada de um estado para outro em um caminhão.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
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