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Como criar conexão com o cliente

Como criar conexão com o cliente

Focar na aproximação com o cliente traz benefícios que vão além da das vendas e as marcas podem criar empatia, garantindo vínculos duradouros 

O relacionamento dos consumidores com as marcas vai muito além da relação compra e venda. O motivo é simples: hoje, os clientes buscam mais do que apenas consumir ou contratar um serviço, eles querem ter uma experiência memorável, expectativas atendidas com primazia e, se possível, antecipação.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, os clientes modernos precisam se sentir pertencentes ao ecossistema da marca, gostam de ser acolhidos e buscam uma conexão emocional com aquilo que estão adquirindo.

“Atualmente, com a quantidade de informação que se tem, é mais difícil para os consumidores se conectarem com apenas um produto ou uma marca, porém quando isso acontece a empresa ganha, não apenas um cliente assíduo, mas, sim, um defensor da marca. Para que isso aconteça é fundamental que as empresas criem estratégias fortes de conexão emocional com os seus clientes”, explica. 

Nessa jornada, prezar pela boa experiência do cliente é algo que já deixou de ser especial, passando a ser essencial no momento de ganhar a preferência do público.

Apesar de ser um assunto já bastante explorado em termos de ações efetivas, ainda, são poucas as marcas que conseguem um impacto positivo em seus clientes.

“A experiência do cliente com a marca passa a ser mais relevante que o próprio serviço ou produto. Inclusive, quando o consumidor se conecta fortemente com uma empresa, o valor do bem passa a ser menos importante do que essa experiência. Quando isso acontece, significa que a marca teve êxito na estratégia de conexão com aquele cliente”, explica Frederico. 

Como criar uma conexão emocional forte com os clientes

Frederico explica que a conexão com o cliente é um conceito de marketing, que visa estreitar os laços entre empresa e consumidores em todos os canais em que se relacionam, com objetivo de gerar a fidelização e um vínculo de longo prazo.

“O relacionamento deve contar com diálogos constantes, muito conhecimento sobre as vontades e dores do consumidor, empatia e reciprocidade, algo comum a qualquer tipo de relacionamento. As marcas que usam essa estratégia no seu dia a dia conseguem gerar laços fortes, saudáveis e duradouros. Do outro lado, a empresa também sai ganhando, pois, ao buscar conhecer melhor o seu consumidor, passa a ser capaz de se comunicar melhor com todo o seu ecossistema”, conta o especialista. 

A estratégia para gerar essa conexão com os clientes deve ser criada conforme os preceitos da empresa, já que cada uma tem suas especificidades e público-alvo, mas, considerando as ferramentas disponíveis no mercado, algumas ideias podem funcionar de forma mais genérica.

“O primeiro passo é conhecer o seu cliente o mais profundamente, por meio de pesquisas e coleta de dados, depois trabalhar ações de conteúdo que façam sentido para aquele público e para o seu negócio. Ações no ponto de venda que buscam encantar o cliente, promoções exclusivas de aniversário e atendimento personalizado são pontos que podem fazer a diferença e trazer o cliente mais para perto. Trabalhar o branding da marca, também, é fundamental, uma vez que as pessoas tendem a se relacionar melhor com marcas que confiam e sabem o que esperar”, explica Frederico. 

Nesse ponto, é fundamental uma estratégia completa de comunicação que passe pela criação da identidade da marca, criação de valores, propósito, posicionamento de mídia, entre outras ações que vão fomentar a criação de uma comunidade em torno da empresa.

Dicas para criar conexão emocional com o cliente

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


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