Mundo das Franquias

6 franquias com alta rentabilidade

Com investimento a partir de R$ 95 mil, as redes oferecem alta rentabilidade, de até 32,5%, e faturamento que pode chegar a R$ 400 mil

Por meio do Franchising é possível encontrar alguns dos negócios mais rentáveis. O investimento fixo e todo o suporte oferecido faz com que o sistema de Franquias permita que o retorno do investimento aconteça em um curto período.

Pelo fato de contar com mais oportunidades de negócio do que em outros segmentos, o Franchising se torna referência quando falamos de rentabilidade. Além disso, no mundo das franquias existem diversas opções de empreendimentos para os mais diversificados bolsos, preferências e necessidades. 

Rentabilidade de uma franquia

Uma maneira de verificar se uma franquia é realmente rentável é não se ater apenas ao faturamento médio da unidade na hora de analisar, pois, apesar de parecer rentável em um primeiro momento, é bem provável que ela esteja acompanhada de um grande investimento, tanto na taxa de franquia quanto na instalação da loja e outros custos mensais.

Quem empreende busca por negócios sólidos, seguros e com alta margem de lucro e de faturamento.

A rentabilidade indica o real o percentual de retorno sobre investimento sobre o investimento e, para isso, os interessados em fazer parte do Franchising podem fazer uma conta simples, utilizando uma fórmula que vai auxiliar neste processo:

Rentabilidade = lucro líquido / investimento total x 1

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), os negócios de franquia têm rentabilidade média entre 18% e 23%. Com isso, as redes com percentual maior, independente do investimento, são mais lucrativas. 

Setor de franquias em crescimento

Nos últimos anos, o Franchising brasileiro apresenta um constante crescimento, nesta retomada da economia. Dados da ABF apontam que o faturamento das franquias no Brasil foi de mais de R$ 185 bilhões em 2021, com evolução de 10,7%.

Além disso, o setor registrou expansão expressiva em número de unidades. Segundo o balanço anual da entidade no ano passado houve aumento de 9,1% no total de unidades de franquia, totalizando 170.999 operações.

Entenda os formatos de franquias mais lucrativas

No momento de fazer a busca por franquias mais lucrativas, o empreendedor irá perceber que existem diversas possibilidades de setores. Também vale destacar que para cada tipo de franquia existem modelos ideais para contribuir com o sucesso da unidade.

É bem provável que o empreendedor irá encontrar franquias no formato de lojas físicas, que possuem a vantagem de contar com uma identidade visual planejada e chame a atenção. Mas, também, é possível encontrar opções mais em conta, como é o caso dos quiosques, unidades menores, com um custo mais baixo e localizados em pontos estratégicos e, ainda, em home office.

Outra modalidade do setor é contar com franquias em contêiner, que possui custos menores de instalação e manutenção, com espaços práticos, estruturas menores e podem ser instalados em lugares favoráveis. 

Investimento X rentabilidade

Alto investimento inicial não quer dizer alta rentabilidade, por isso, é importante que ao avaliar uma rede o interessado na franquia faça o cálculo em epígrafe e saiba o percentual de retorno médio da operação.

A especialista em franquias, Sueli Campos esclarece que a relação investimento e rentabilidade vai muito além.

“Investimento alto não é garantia de alta rentabilidade. A rentabilidade de um negócio, seja em qual for o segmento, vai depender no tipo de serviço ou produto, do perfil do público consumidor, da concorrência e, principalmente, da gestão do negócio”, orienta.

Sueli comentou que uma gestão eficaz se dá quando o gestor tem total controle de seus custos operacionais, controle de estoque e compras, consumo interno, medidas de contenção de desperdícios e, o mais importante, deve ser observado não fazer o que comumente acontece misturar o CNPJ com o CPF.

“Ou seja, tem dinheiro em caixa fazer retiradas sem controle. Dinheiro da empresa é da empresa. Estabeleça um pró-labore quinzenal ou mensal e trabalhe nesse valor. É comum ver empreendedores dizerem que vendem e não veem o dinheiro, mas isso é falta de controle na gestão operacional e financeira do negócio”, afirma.

E para confirmar a rentabilidade do negócio, Sueli Campos ensina o que fazer.

“Faça uma intensa pesquisa com diversos franqueados em diferentes dias e horários para observar o movimento. Porém, o principal é estudar o mercado que essa marca atua, quem são seus concorrentes, como é feita a entrega do produto ou serviços ao público final, que tipo de suporte a marca dá ao franqueado, solicitar os balancetes consolidados da franqueadora e, principalmente, se atentar às cláusulas do contrato e COF sobre o possível repasse da unidade. Identifique-se, também, com a marca e o produto que pretende adquirir. Por fim, consulte se há litígios na justiça”, complementa a especialista.

Contudo, para facilitar avida de quem empreende, ou que empreender, listamos seis redes de franquias, com investimento a partir de R$ 95 mil, rentabilidade que pode chegar a 32,5% e lucro de até R$ 400 mil.

Setor de beleza aquecido

O mercado de beleza no Brasil, atualmente, é um dos mais promissores do mundo. Para ter uma noção, segundo dados da ABF, no franchising, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar teve alta de 10,4% no seu faturamento no ano passado, arrecadando mais de R$ 38 bilhões.

Maurício Cesar, CEO da Unhas Cariocas, maior e principal rede de esmalteria do Brasil, comemorou os números afirmando que o segmento é sólido para novos investimentos. “Desde 2019, onde atingimos crescimento de 87%, seguimos em um progresso incrível. O ano passado foi ruim para todo mundo, mas mesmo com perdas ainda tivemos ganhos. Agora, 2021 foi um marco para o nicho de Beleza e para a Unhas Cariocas. Encontramos empreendedores que buscavam a solidez e rentabilidade que oferecemos e resolveram aplicar seus investimentos com a gente”.

A Unhas Cariocas é uma das redes mais rentáveis do franchising, com 32,5% de retorno. O investimento inicial é a partir de R$95 mil, faturamento a partir de R$ 30 mil e prazo de retorno entre 10 e 12 meses.

Para a CEO e co-fundadora da MyLash, rede especializada em extensão de cílios, Carina Arruda, o mercado de beleza está com um crescimento bem acelerado. “Desde o início de 2022, noto um crescimento mês a mês. Acredito que até o final do ano teremos um retorno ainda mais expressivo, pois a rotina social está de volta às nossas vidas”.

O investimento inicial na rede é de R$ 150 mil, com um faturamento mensal médio entre R$ 70 mil a R$ 100 mil, rentabilidade de 20% a 30% e com prazo de retorno de 18 meses.

Estética automotiva está em tendência de alta

A alta do mercado automotivo reflete também no setor do franchising, com registro de crescimento. O nicho, conforme a ABF, teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões em 2021, com aumento percentual de 8,9%, se comparado com 2020.

O diretor-executivo da Zaplus Car, rede de distribuição de produtos para estética automotiva, Rafael Mol, disse que em um ano a expansão foi acima do esperado “Esse é um mercado extremamente carente, por isso, com apenas um ano no franchising, estamos crescendo até mais rápido do que projetamos para o início do negócio”.

Interessado fazem um investimento inicial na franquia a partir de R$ 180.752, com rentabilidade de 12%, faturamento médio mensal entre R$ 100 mil e R$ 400 mil e payback de 24 meses. 

Setor de food service voltou com força total 

O segmento de food service está se recuperando da crise provocada pela pandemia e vem registrando alta no seu faturamento. Os dados da ABF mostram que o segmento de Alimentação conquistou um faturamento total no ano passado de mais de R$ 32 bilhões, representando um aumento de 5,2% se comparado ao ano de 2020.

O diretor comercial da Tantô Temakeria, rede especializada em comida oriental, Marcelo Verdi, afirma que a rede soube lidar com os problemas causados pela pandemia e que conseguiram um bom resultado.

“Temos operações como o drive-thru, que cresceu muito por não ter o contato do cliente com outras pessoas. Além disso, investimos muito no delivery, temos nosso app próprio e expandimos para outros canais de atendimento”.

O investimento inicial na rede está entre R$ 145 mil e R$ 344 mil, com rentabilidade de 12,8% e 17%, faturamento médio de R$ 69 mil a R$ 206 mil e prazo de retorno entre 15 e 20 meses.

O CEO e fundador da FiChips Food, rede de food service com pratos típicos do Reino Unido, Hermes Bernardo, conta que a pandemia atrasou algumas inaugurações de unidades, mas que agora eles seguem a todo vapor.

“Nos últimos dois anos, o segmento de alimentação foi fortemente prejudicado com o fechamento das portas. Porém, estamos voltando com força total sendo esperadas muitas inaugurações das já comercializadas para ao longo deste ano”.

Para investir em uma unidade da FiChips, o investimento inicial fica entre R$ 174 mil e R$ 368 mil, com rentabilidade entre 20% e 25%, faturamento de R$ 50 mil a R$ 95 mil e payback entre 16 e 24 meses.  

O surpreendente segmento educacional

O nicho educacional segue em ritmo de retomada e registrou alta no ano passado, surpreendendo até mesmo os especialistas do setor. Segundo a pesquisa da ABF, o segmento de serviços educacionais faturou mais de R$ 11 bilhões em 2021, registrando um aumento de 5%.

Décio Marchi, diretor-executivo da franquia Via Certa Educação Profissional, conta que o aumento na procura por cursos profissionalizantes tem sido constante. “Somente em janeiro deste ano, a rede identificou recorde de procura diária de pessoas interessadas pelos cursos e isso se repetiu ao longo de fevereiro. Constatamos o interesse em todos os cursos, principalmente do público da classe C”.

O investimento inicial na rede é a partir de R$ 130, com rentabilidade de 30%, faturamento médio mensal a partir de R$ 48 mil e prazo de retorno entre 15 e 24 meses.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


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