Mundo das Franquias

Mercadão dos Óculos recebe prêmio Melhores Franquias do Brasil, pela 4ª vez

Franquias sem ciladas

Marca ainda conquistou, neste ano, o Selo de Excelência em Franchising e o RA1000, do portal Reclame AQUI, se destacando como a rede de óticas mais premiada

O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e a mais premiada rede de óticas do Brasil, conquistou pela quarta vez consecutiva o prêmio Melhores Franquias do Brasil 2020, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.

O prêmio foi entregue às redes que demonstraram excelência na gestão e atingiram a avaliação de cinco estrelas. Com o título, o Mercadão dos Óculos fará parte do Guia de Franquias 2020/2021, que traz o ranking das melhores 446 redes do país.

Neste ano, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu outros dois prêmios: o Selo de Excelência em Franchising (também pela quarta vez), promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e o prêmio RA1000, do portal Reclame AQUI, onde atualmente a nota da rede é 9.3, a maior de todas as óticas.

“O Mercadão dos Óculos é a única ótica que tem esses três prêmios. Isso mostra o sucesso do modelo de negócio, que atende com excelência o franqueado e os consumidores”, diz o diretor-executivo da rede, Gustavo de Freitas.

Apesar da pandemia, o Mercadão dos Óculos continua crescendo. Desde o começo do ano, a rede já inaugurou mais de 80 unidades e comercializou outras 100. Atualmente, a franquia possui mais de 450 lojas espalhadas em todos os estados do Brasil.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.

Prêmio Melhores Franquias do Brasil

O prêmio Melhores Franquias do Brasil é referência no franchising e reúne as redes que chegaram à excelência. Na ocasião, o Mercadão dos Óculos ganhou cinco estrelas, classificação máxima conquistada com base em três quesitos: qualidade da marca (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), desempenho da rede (a performance financeira) e satisfação do franqueado (a avaliação do proprietário da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador).

Investimento (cidades com até 30 mil habitantes): até R$ 120 mil
Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Taxa de franquia: de R$ 35mil
Capital de giro: de R$ 12 mil

Investimento (cidades acima de R$ 30 mil habitantes): a partir de R$ 170 mil
Faturamento médio da unidade:
R$ 58 mil
Lucro médio mensal:
de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno:
de 18 meses a 24 meses
Taxa de franquia:
de R$ 45 mil a R$ 65 mil
Capital de giro:
de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties:
5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade:
2%

Fonte: GCom

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Sair da versão mobile