Mulheres à frente de franqueadoras

Mulheres à frente de franqueadoras

Elas conquistaram independência, trazendo importantes contribuições para a sociedade, para as suas marcas e seguem como exemplos

É difícil pensar que até a pouco tempo atrás a esposa que quisesse trabalhar fora de casa precisava da autorização do marido. Essa regra mudou a partir de 1962. Apesar de ter se passado 59 anos a mulher ainda luta para ganhar voz e espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Dados da Rede Mulher Empreendedora (RME) revelam um aumento de 40% no número de novas empreendedoras em 2020 durante a pandemia. Boa parte dessa porcentagem mostra que a mulher buscou o empreendedorismo por necessidade.

Mais afetadas que os homens, para conseguir vencer esse momento, muitas mulheres brasileiras buscaram novas alternativas de adquirir renda, inclusive através do e-commerce, maneira de vender on-line que vem ganhando muito espaço desde o ano passado.

Especificamente no dia 19 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Por isso, separamos quatro histórias inspiradoras de mulheres empresárias que venceram o preconceito na sua área de atuação, arregaçaram as mangas e hoje inspiram outras mulheres.

Unhas Cariocas

Marina Groke (foto em destaque), diretora operacional da Unhas Cariocas, maior rede de franquia de esmalteria do mundo, marca de Taubaté (SP), iniciou empreendendo no segmento de Beleza em setembro de 2017 quando, junto ao seu marido, Maurício Cesar, deram vida à sua ideia de criar um negócio diferente do que havia no mercado e com uma segurança que existia.

“Tudo nasceu com a vontade ter um negócio no ramo da beleza. Já erámos empreendedores em outro ramo, porém eu não estava satisfeita. Queria poder levar às pessoas algo novo, diferenciado, pois como cliente de unhas eu via muitas coisas a serem melhoradas e aproveitadas, como exemplo, marcar horário, que era uma das coisas que mais me atrapalhava, porque eu marcava e de última hora aparecia um compromisso, desmarcava no salão e depois não tinha como fazer mais. Observei outras mulheres fazendo isso e a maioria nem chegava a desmarcar, assim o local ou a manicure, perdiam o horário e, consequentemente, dinheiro”, conta Marina.

Com muito estudo e planejamento, o projeto da Unhas Cariocas foi iniciado com as lojas próprias, atualmente são cinco em operação. E o sucesso foi tão grande que, quatro anos após ser iniciada, a marca associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), ampliou seu negócio de forma significativa, marcando presença em nove estados brasileiros, em mais de 33 cidades e mais de 60 unidades. E um dos destaques da empresa é o método inovador que proporciona mais agilidade no processo, promovendo o bem-estar e saúde das mãos. 

“Ser apenas mais uma rede de franquias não é o que queremos. Nosso objetivo é ser a principal rede de esmalteria do Brasil e, para isso, é preciso que cuidemos bem de todos nossos processos, inclusive, o atendimento ao cliente. Utilizamos apenas nosso emoliente próprio e a cureta, dispensando o alicate, para não ferir a pele das pessoas”, afirma Groke.

Beleza no olhar

A empresária carioca Carina Arruda, que está à frente da franquia MyLash Extensão de Cílios, foi a primeira profissional a desenvolver a técnica de extensão de cílios volume russo no Brasil após passar por um período de estudos em outros países. Com apenas 27 anos ela enfrentou o medo de viajar sozinha para outro país, aprendeu a falar inglês e levou na bagagem a determinação de voltar ao seu País com a ideia de criar um negócio inovador que pudesse ajudar as mulheres a transformarem sua autoestima. E ela conseguiu!

Hoje a MyLash, além de ser um serviço voltado essencialmente para o público feminino, abriga 114 funcionários, sendo 98% composta por mulheres.

Monitorias Reforço Escolar

Danielle Ratte,28, conseguiu uma oportunidade de emprego na Monitorias Reforço Escolar logo que concluiu, em fevereiro de 2018, o curso de Pedagogia na USP (Universidade de São Paulo).

Sua dedicação e empenho no trabalho não passaram batidos. Em poucos meses foi convidada para ser sócia da empresa. Pegou o dinheiro que tinha guardado por conta do recente falecimento de seu pai e, sem pensar duas vezes, agarrou esta oportunidade. Hoje, ao lado dos sócios Rafael Rocha e Carolinne Coutinho, é responsável pela operação das aulas na plataforma online da empresa.

A Monitorias que começou como uma empresa pequena, entrou para o franchising em agosto de 2020, no auge da pandemia, conseguindo triplicar de tamanho e hoje soma 48 unidades oferecendo reforço escolar e aula particular aos estudantes do ensino fundamental e médio que tiveram a aprendizagem prejudicada na pandemia.

DotBank

Com formação em administração, Amanda Pinatti, 25, conseguiu, em 2020, uma vaga na franquia DotBank, franquia de banco digital voltado para empresas com alto volume de emissão de boletos. Ela ocupava o cargo de back office executive da franqueadora localizada no interior de São Paulo, em Birigui.

Na época era responsável pelos processos de retaguarda da empresa que tinha iniciado a pouco tempo a expansão do negócio para abrir unidades franqueadas em outras cidades e estados.

Pouco tempo depois passou a cuidar do setor comercial da empresa, fazia contato e apresentação do modelo de negócio para os leads interessados em empreender. Em setembro do mesmo ano, a rede que vinha crescendo necessitou de novos colaboradores. A expertise e dedicação de Amanda chamaram a atenção da direção da rede que a transferiu para o cargo de COO (chief operating officer), ou melhor dizendo executiva-chefe de operações.

Hoje a jovem é o braço direito da franquia e há um ano participa da criação de novos produtos que visam gerar lucro recorrente para os franqueados e conecta franqueados, fornecedores, colaboradores e clientes, quando necessário. Além de estar ligada à diretoria da empresa e reportar os avanços da parte operacional para o CEO.

Reino Rural Saúde no Campo

Viviane Henriques, 46, não teve medo de se reinventar. Advogada há mais de 25 anos, comandava mais de 120 funcionários em um call center de cobrança bancária em São José do Rio Preto (SP). Com a rescisão do contrato de um dos maiores bancos do País passou a usar seu call center para cobrança de empresas de médio porte, entre elas a rede de franquia Reino Rural Saúde no Campo.

Em menos de um mês, Viviane foi convidada para ser sócia da rede para buscar o crescimento do empreendimento. Sem perfil comercial, a advogada se reinventou e se adaptou ao novo negócio que tem como foco a comercialização de produtos agropecuários como suplementação animal e fertilizantes. Com o call center totalmente estruturado e com alta tecnologia na telefonia, gravação, monitoramento, Viviane e o empresário Matheus Ferraz transformaram a Reino Rural em franquia, no início deste ano.

Com o avanço do mercado agro durante a pandemia, em nove meses de operação a rede soma 18 unidades ativas. Além de ser responsável por alavancar a expansão do negócio, Viviane fica à frente da parte jurídica da franqueadora e comanda a área de implantação das franquias, acompanha treinamentos e oferece suporte aos franqueados.

A experiência com call center tem possibilitado a franquia crescer cada vez mais e estar presente em 13 estados.

Por Redação
Do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias