5 hábitos para ser mais produtivo

5 hábitos para ser mais produtivo

Por falta de organização, ou preguiça, deixamos de resolver muitas coisas no dia a dia, mas a rotina ajustada pode ajudar a mudar esse cenário

O gerenciamento do nosso tempo é muito importante para termos dias produtivos. A procrastinação é um dos grandes problemas atuais por sempre termos várias pendências que nos deixam ansiosos para resolver no mesmo dia e acabamos deixando de lado, muitas vezes não só por preguiça, mas por falta de organização.

Por isso, separei cinco hábitos para você aplicar em sua rotina e ser alguém produtivo, sem aquele peso que as responsabilidades podem causar. Vamos lá?

Planeje seu dia

Um dia bem planejado é um dia muito mais produtivo. Com o planejamento você tem a noção de como é a sua rotina.

Por isso, planeje e elenque suas atividades e responsabilidades, seja na véspera ou no período da manhã, como primeira atividade, para conseguir ter a ideia do que cabe em sua agenda, se livrando daquela pessoa ocupada demais.

Dê prioridade para sua casa, família, para você. No seu trabalho, priorize reuniões e atividades que realmente são importantes no dia, que são relevantes. Outra dica importante é ter pessoas ao seu redor que irão te ajudar a cuidar da sua agenda e atividades.

Parece simples, mas quando você planeja diariamente, sua rotina será muito mais produtiva.

Faça uma coisa de cada vez

Nós temos o hábito de tentar ser o mais versáteis possível, querendo fazer tudo ao mesmo tempo. E isso faz com que a gente acabe se perdendo no meio da nossa rotina. Por isso, é importante demais fazer uma coisa de cada vez.

Elenque suas prioridades e faça uma coisa por vez, do mais urgente, para o menos imediato. Caso não dê tempo, você vai ter a sensação de que as prioridades mais importantes foram cumpridas.

Assim, você será mais assertivo e mais focado, mantendo constância na sua rotina.

Aprenda a dizer não

Entenda: não iremos conseguir fazer tudo e nem conseguir atender todo mundo, e está tudo bem.

Sofremos com a dificuldade por não conseguirmos dizer “não” e, assim, nos sobrecarregamos, atolamos nossa agenda dizendo sim para todo mundo, aceitando tudo e no final acabamos explodindo, ficando estressados e mais cansados do que o normal.

Dizer não para algumas atividades e pessoas em determinados momentos é também uma maneira de ser mais produtivo.

Estabeleça prazos

Se você pede algo para alguém, estabeleça prazo para essa pessoa te entregar o que solicitou. E isso também vale para quando você precisa entregar algo, dê um prazo para a entrega, para que você tenha produtividade tanto na hora de cobrar como para entregar.

Tenha prioridades

Quais são suas prioridades de vida? Do dia? Quando você tem claro quais são suas prioridades, tudo que citei acima funciona em perfeita sintonia. Você acaba tendo uma agenda organizada e planejada, fará uma coisa de cada vez, saberá dizer não e estabelecerá prazos.

O ponto chave da produtividade são as prioridades que você mesmo estabelecerá.

Combinado?

Luzia Costa

É empreendedora, mentora e CEO do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras startups. Seu propósito é transformar vidas por meio do empreendedorismo.


Agência VitalCom