Aos 24 anos abriu uma franquia e hoje fatura R$ 80 milhões

Aos 24 anos abriu uma franquia e hoje fatura R$ 80 milhões

A fundadora da Emporium da Beleza tirou seu sonho do papel e democratizou a estética avançada para as classes C e D

Ana Paula Ferro é fundadora e CEO da Emporium da Beleza, rede de franquia 6 em 1 que oferece tratamentos de estética avançada e emagrecimento para as classes C e D, e tem uma história de muito trabalho, luta e superação, como todos os empreendedores tiveram ao longo de sua jornada no mundo dos negócios.

Nascida no interior paulista, a empreendedora teve a infância e adolescência diferente das demais crianças, já que, por conta do trabalho de seu do pai, mudou oito vezes de cidade. “Era difícil, pois algumas amizades ficavam para trás, mas eu aprendi a lidar com essa situação, conhecendo pessoas diferentes e aprendendo com elas”, disse Ana Paula.

A primeira experiência empreendedora veio aos 16 anos, quando confeccionava bijuteria e vendia para colegas de escola e vizinhos. Foi neste momento que ela aprendeu as primeiras lições sobre negócios e descobriu uma paixão pela área de comércio e serviços.

Aos 18 teve o primeiro emprego formal, back office (retaguarda) da gerência de um banco. “Eu abracei esta carreira. Durante esse período, me formei em Administração de Empresas e vendia miçangas na faculdade para ter minha própria independência financeira”, lembra.

Nessa época, a ideia de ter um negócio próprio na área da beleza já começava amadurecer. Mas não se tratava apenas de fundar uma empresa. Ela queria algo que fizesse a diferença na vida das pessoas.

“Eu queria democratizar a estética avançada, para que toda mulher pudesse ter acesso a serviços como depilação a laser, rejuvenescimento facial, aumento de glúteos, emagrecimento”, dente outros.

Em 2005, após dois anos que havia se mudado para Curitiba (PR), Ana Paula, enfim, abriu a sua empresa. “Propus para minha mãe de abrirmos a Emporium da Beleza juntas e ela topou. Era o começo de um sonho”.

Com isso, aos 24 anos, Ana Paula inaugurou a primeira unidade de sua rede. E para fazer o negócio decolar, ela se desdobrava em uma jornada dupla: de manhã trabalhava no banco e à tarde na Emporium da Beleza. Enquanto em sua ausência, sua mãe é quem comandava tudo.

E um dos pontos mais difíceis no início foi encontrar mão de obra especializada para atender o padrão de qualidade imposto pela empreendedora. Mas aos poucos, o negócio foi crescendo e Ana Paula aumentou a quantidade de serviços oferecidos, se tronando assim uma clínica de estética avançada e emagrecimento.

Em 2009, a rede abriu a sua segunda unidade, em São José dos Pinhais (PR). “Tenho orgulho da minha trajetória. Por ser mulher e mãe, quando penso em tudo o que já conquistei, e ainda vou, me sinto inspirada para continuar a crescer e democratizar a estética avançada para todo Brasil”, comenta a exacutiva.

Ana Paula Ferro fala com propriedade. Nem mesmo a pandemia, que diminuiu as expectativas de crescimento da maioria das redes, abalou os negócios da Emporium da Beleza. Em 2020, em plena pandemia, a franquia teve um crescimento de 309%.

“Também aumentamos as vendas. Montamos uma estratégia com nossos consultores e oferecemos promoções para os clientes. Assim conseguimos vender ainda mais com a clínica fechada”, completa a CEO.

Atualmente, a Emporium da Beleza conta com mais de 70 franquias e, até o fim deste ano, pretende chegar a 120 clínicas. Em 2020, a rede já quadruplicou o faturamento, chegando a R$ 80 milhões.

Para ser um franqueado, a Emporium da Beleza oferece dois modelos de negócios: o Slim, que tem o custo inicial a partir de R$ 301 mil, e o Premium, com investimento a partir de R$ 620 mil.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias