Franquia de alimentos saudáveis aposta na interiorização

Franquia de alimentos saudáveis aposta na interiorização

Pretendendo explorar novos mercados no Brasil, a Armazém Fit Store mira cidades do interior, com meta de encerrar o ano com 50 unidades

O plano de expansão da Armazém Fit Store rede de alimentos naturais e saudáveis prevê, ainda neste ano, a expansão pelo interior do País em cidades com até 100 mil habitantes. O movimento de interiorização do mercado de franquias não é novo e tem chamado a atenção de muitas marcas.

“Nosso objetivo é ganhar força no interior primeiro e chegar em grandes capitais como uma marca conhecida e consolidada”, afirma o diretor executivo da rede, Lucas Quintella.  

A intenção de crescer em mercados regionais, além de ser mais econômica, pode ser um bom teste para garantir a eficiência dos padrões da franquia. “Por incrível que pareça, o interior tem mais barreiras na expansão do que nas capitais. Uma cidade como São Paulo, por exemplo, já possui um mercado enorme cheio de concorrentes e uma disputa acirrada para conquistar novos clientes. No interior acontece o contrário: muitas vezes o serviço oferecido pela marca é inédito e se torna uma referência para aquela região”, explica o diretor.

A necessidade contribuiu na criação da marca

Por conta de um problema de saúde, Ayla Quintella, esposa de Lucas, precisou mudar completamente sua alimentação, mas não encontrou em sua cidade natal, Colatina (ES), nenhuma empresa que oferecesse os produtos que ela estava precisando.

“Foi muito frustrante porque eu precisava me deslocar para outras cidades da região ou tentar encontrar os produtos pela internet”, conta a empresária.

A solução foi criar a própria empresa para suprir não só uma necessidade pessoal, mas também um problema de mercado específico de cidades do interior. “O Armazém Fit Store foi o primeiro negócio da região a oferecer algo do tipo. E o mesmo acontece em muitos locais distantes dos grandes centros”, conta.

Como o Armazém atende um mercado especial, pessoas em busca de uma alimentação mais saudável, seja por opção ou necessidade, as chances de a operação ter sucesso e ser consolidada de maneira mais rápida é muito maior no interior, onde, em muitos casos, ainda não existe concorrência.

Até o final do ano, a marca, que possui 100 unidades pelo Brasil, espera vender mais 20 franquias pelo interior brasileiro.

Celeiro de novos negócios

Para ajudar no plano de expansão, o Armazém mudou a sede de Colatina (ES) para São José do Rio Preto (SP), um dos principais celeiros de novos negócios do mercado de franquias.

“A decisão foi estratégica. Quando percebemos que tínhamos um bom modelo de negócio, decidimos expandir como franquia e logo pensamos em Rio Preto por ser um polo do franchising e um centro comercial de referência no estado de São Paulo”, explica o diretor.

Segundos dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias rio-pretense conta com 236 unidades de franquias do segmento de Alimentação, representando 25,7%, que ao longo do 2º trimestre de 2021 faturou R$ 9.091 bilhões.

Para Lucas, a pandemia foi um fator importante para mudar o comportamento do consumidor em relação a própria alimentação. “Por conta do isolamento social, as pessoas ficaram mais em casa e tiveram mais tempo para se cuidar. Isso teve reflexo direto na alimentação que passou a ser mais saudável”, diz.

Até o final de 2024, Quintella espera vender 400 unidades e consolidar sua marca como líder de mercado na América Latina.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias