Você sabe o que é Break Even?

Você sabe o que é Break Even?

O Ponto de Equilíbrio mostra a estabilidade entre receita e despesa, sendo um índice muito importante para medir a viabilidade do negócio

No mundo das franquias existem diversos termos que muitos empreendedores desconhecem, porém, muito utilizados em negociações, bem como para montar o planejamento inicial de uma nova empresa, ou abrir uma unidade franqueada.

Conhecer as terminologias mais a fundo pode ser fator decisivo na hora de investir o seu dinheiro em alguma rede de franquia.

Carlos Diego Oliveira, especialista em Franchising e CEO da Go2 Franquias

O especialista em franchising e CEO da Go2 Franquias, Carlos Diego Oliveira, nos deu uma ajuda sobre o Break Even Point.

“Break Even Point, ou Ponto de Equilíbrio, é o índice utilizado para demonstrar o momento no qual o negócio equilibrou as despesas com as receitas. Ou seja, é o período quando não há lucro, nem prejuízo. Ele é muito utilizado, e muito importante, tanto na elaboração do plano de negócios, para medir a sua viabilidade, quanto no dia a dia da operação para saber como o negócio está indo”, explica Diego.

Ele pode ser utilizado para mensurar a operação dentro de um período fechado, geralmente mensal, ou, também, para verificar quando um determinado investimento terá o seu retorno.

“Além de ser fundamental na comprovação de viabilidade sobre um investimento, ele auxilia na formação de preços do produto ou serviço, nas tomadas de decisões internas quanto aos ajustes econômico-financeiros que o negócio tenha que passar, como exemplo, quando um fornecedor faz alteração de preços”, orienta o executivo.

E como calcular?

Para obter esse índice é preciso ter em mãos os custos fixos e os custos variáveis dos produtos ou serviços.

“A partir disso você deve calcular o faturamento dentro do período escolhido. Ao apresentá-los em duas linhas na forma de gráfico (veja ao lado) teremos R$ (que apresentará a somatória dos custos) x Tempo, ou Quantidade (mostrando o faturamento). O Break Even Point, se dá no momento em que as linhas cruzam. Com isso, você terá acesso a duas informações: quanto é preciso de dinheiro e quando será alcançado”, explica Diego.

E o especialista destaca que “a linha dos custos sempre deverá sair além do 0 na barra R$, pois deve iniciar com seus custos fixos dentro do período já existente, que deverão ser pagos, independente de faturamento”.

Por fim, Carlos Diego pontua sobre ter cautela ao investir. “Caso o Ponto de Equilíbrio apresentado seja muito distante e difícil de alcançar, pense melhor a respeito. Além disso, o empreendedor deve se atentar a incluir todos os custos, inclusive seu ganho pessoal, o pró-labore”, completa.

Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias

5 Comments

Comments are closed.