CEO de 22 anos comanda rede de franquia

CEO de 22 anos comanda rede de franquia

Rede, que nasceu na área da churrasqueira da casa da família em 2012, conta hoje com 37 unidades em operação

A rede de franquias Frango no Pote, fundada em 2012 em Brasília (DF), hoje está presente em 20 estados, com 37 lojas abertas e mais 47 contratos vendidos em processo de implementação.

Em 2020, mesmo com a pandemia, o faturamento da rede subiu 17% e chegou a R$ 25 milhões. Para 2021 a meta é crescer entre 10% e 15%.

O bom resultado do ano passado é consequência da estratégia de delivery adotada em 2019. “Nem imaginávamos que a pandemia estava por vir, mas sabíamos que o delivery era uma boa estratégia para o nosso negócio”, afirma o CEO da rede, Carlos Augusto Jr, filho do fundador da empresa.

Com vendas delivery exclusivas pelo iFood, a Frango no Pote viu o faturamento via entregas passar de R$ 300 mil por mês em 2019 para R$ 2,3 milhões mensais em 2020.

Em 2021 essa receita já subiu ainda mais e está na casa dos R$ 3,3 milhões por mês somente com delivery. “Estruturamos nosso processo de entregas, melhoramos o delivery e focamos na parceria exclusiva com o iFood, que nos deu bastante visibilidade”, explica Jr.

Da churrasqueira de casa para todo o Brasil

O nascimento da Frango no Pote em 2012 foi, literalmente, de uma forma bem caseira. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011, Carlos Augusto Nepomucemo da Silva, conhecido como Carlão, hoje com 49 anos e diretor financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria.

“Desenvolvemos uma marinada do gosto do brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva”, comenta O CEO da rede, que é formado em gastronomia e responsável pelo cardápio que a Frango no Pote oferece hoje aos clientes.

Na época da fundação da empresa, no entanto, Carlos Augusto Jr tinha apenas 12 anos. “Meu pai assava os frangos e eu cuidava das embalagens. Eu já era apaixonado por culinária, assistia vários programas sobre o tema e fazia cookies para vender na escola e ganhar meu próprio dinheiro”, relembra.

Os frangos começaram a ser fritos em uma fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.

Com o sucesso das vendas, os amigos começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e começou a vender novas lojas pelo sistema de franquias.

Hoje, das 37 lojas em operação, 20 estão no Distrito Federal. A primeira unidade em São Paulo foi inaugurada em dezembro de 2020, no bairro de Aricanduva, na zona leste da cidade. A segunda unidade na capital paulista veio logo depois, em abril de 2021, no bairro de Santana, na zona norte. A terceira loja na cidade será inaugurada no Tatuapé, também na zona leste, no segundo semestre.

Cada unidade aberta emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três colaboradores, hoje emprega cerca de 30 funcionários.

Uma curiosidade sobre o CEO de 22 anos é que aos 16 ele saiu da escola e entrou na faculdade de gastronomia. “Eu era o mais novo da minha turma”, diz. Aos 18 concluiu o curso e depois foi para os Estados Unidos passar uma temporada de trabalho, voltando em 2018 para assumir a Frango no Pote.

Já Carlos Augusto, o pai e fundador, é formado em Pedagogia e tem pós-graduação em administração escolar. “Alimentação não é a minha área, foi um aprendizado constante ao longo desses últimos anos”, afirma.

A marca segue em busca de franqueados em todo o País e o investimento inicial em uma loja é a partir de R$ 199 mil, com foco em unidades de rua.  

Investimento total aproximado: a partir de R$ 199 mil
Faturamento médio: R$ 100 mil
Taxa de lucratividade: de 12% a 25%
Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses
Taxa de Franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: de R$ 10 mil a R$ 30 mil
Royalties: 5% do faturamento
Fundo de propaganda: 2% do faturamento
E-mail: frangonopote2.expansao@300f.com.br
Informações: https://300f.com.br/frangonopote
Telefone: (47) 9.9975-0019

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias