Empresa de pecuária entra para o franchising

Empresa de pecuária entra para o franchising

Franquias sem ciladas

Com investimento a partir de R$ 25 mil, a Aggro oferece produtos e serviços completos, em uma área que representa mais de ¼ do PIB nacional

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) divulgou em março de 2021 que o valor bruto da produção da agropecuária deverá atingir R$ 1,173 trilhão, alta de 15,8% se comparado a 2020, que foi de R$ 1,013 trilhão, pelo último índice divulgado do IGP-DI.

Ainda segundo a CNA junto com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o agronegócio cresceu 24,3% em 2020 e responde por mais de um quarto do PIB do Brasil. Houve alta em todos os setores do agro: produção dentro das fazendas, serviços, indústria e insumos. Com esse resultado, o setor ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país no ano passado, contra 20,5% em 2019.

Acompanhando a evolução do mercado do agrobusiness, a Aggro Nutrição Inteligente no Campo, fundada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, entrou para o franchising em agosto de 2020 com a proposta de oferecer ao mercado um mix completo de soluções para a pecuária: Nutrição Animal, Nutrição Foliar e Projetos Agropecuários.

“A Aggro é a franquia mais completa do agronegócio atuando em nutrição animal de animais rurais e pet, além de atuar com nutrição foliar e serviços agropecuários atendendo as 3 frentes de uma propriedade rural (animal, pasto e gestão). Temos um modelo de negócio escalável sem teto de faturamento. Nosso objetivo é levar a tecnologia dos grandes produtores aos médios e pequenos”, explica o CEO da rede, Marcus Alonso.

Produtos para nutrição animal

Os produtos desenvolvidos pela Aggro são exclusivos e produzidos por uma fábrica homologada com mais de 15 anos de mercado levando ao campo desenvolvimento e solução no que tange a nutrição animal. A rede fabrica uma linha completa de suplementação animal, um mix para diversas espécies: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, aves, suínos e cachorros.

Para desenvolver e atestar os produtos, a marca mantém o CTEA (Centro Técnico Experimental Aggro), localizado em Guarani de Goiás (GO). “O CTEA é uma fazenda que usa os produtos Aggro em todo período do ano, lá são feitos experimentos com o principal objetivo de melhoria contínua. A fazenda possui aproximadamente 100 lotes que comporta uma média de 50 animais por piquete. Lá conseguimos atestar a eficiência e qualidade dos nossos produtos”, conta Alonso.

A linha de produtos de nutrição animal engloba, bovinos, suínos, equinos, ovinos, caprinos, aves e cachorros, tendo como destaque o Aggro Engorda e Aggro Leite (Bovinos), Aggro Horse (Equinos) e Aggro Dog (Pet).

Na linha de nutrição vegetal, o ácido húmico pode ser utilizado em todas as culturas, isoladamente ou em conjunto com outros fertilizantes com 100% em solubilidade.

Além dos produtos, a rede de franquias Aggro também oferece serviços agropecuários que são desenvolvidos por uma equipe composta por zootecnistas e engenheiros agrônomos e tem como principal objetivo levar tecnologia de grandes propriedades ao médio e pequeno produtor. “As fazendas são como uma empresa hoje, precisam estar muito bem alinhadas com os custos e receitas geradas, muitos produtores não conseguem ter acesso à essa informação, o franqueado Aggro atua na consultoria. Entre as soluções de gestão do campo estão: Laudo Agronômico, Formulação de dietas, Reforma ou Manutenção de Pasto, Desenvolvimento de Projetos e Laudos periciais.

“Os produtos Aggro possuem fórmulas que são constantemente atualizadas de acordo com as novidades do mercado e exigência do novo produtor rural. Nosso diferencial são preços acessíveis e maior resultado na aplicação dos produtos”, salienta Alonso.

Atuação do franqueado Aggro

A franquia atua na modalidade Flex, onde o franqueado pode atuar em três frentes: Home (trabalha de sua própria casa); Sala Comercial (para quem irá montar uma equipe de vendas (televenda); ou Ponto Comercial (para receber o cliente em sua loja). Na modalidade flex o franqueado pode fazer upgrade no modelo de atuação de acordo com a evolução do seu negócio sem qualquer custo adicional.

O franqueado poderá atuar em todo território nacional, visitando o produtor rural no campo, atuando com vendas por telefone, em parceria com lojas agropecuárias e e-commerce.

O investimento inicial incluindo taxa franquia, estoque inicial, capital de giro e instalação é a partir de R$ 25 mil com prazo de retorno estimado a partir de 6 meses.

Perfil do franqueado

Investidor e Empresário – Quem deseja buscar um novo segmento para investir, o agronegócio tem recebido outros empresários de segmentos diferentes, devido à pandemia, eles foram obrigados a não depender de apenas um negócio.

Profissionais do Agronegócio – Profissionais que tenham interesse em ampliar seu mix de atuação, podendo vender mais produtos para seus próprios clientes, não ficando refém de apenas um produto ou serviço.

Estudantes – Recém-formados que tenham interesse em entrar nesse mercado com profissionais com experiência e ótima atuação no mercado. Ele já inicia sua carreira profissional com ótima bagagem e pode acelerar sua evolução.

Atuação e expansão

Com menos de um ano de mercado, a Aggro já possui 40 unidades franqueadas em 18 estados brasileiros, e uma unidade própria em São José do Rio Preto, além de 8 unidades em implantação. A projeção é finalizar 2021 com 100 franquias e um faturamento da rede de R$ 4 milhões.

“A pandemia não afetou o agronegócio, pelo contrário, aumentou as receitas dos produtores e houve aumento de demanda do exterior. A única coisa que precisou ser alterada foi o modo de atendimento, aumentou a comunicação por telefone e formatos onlines. Queremos potencializar a nossa atuação no mercado nacional em 2021 e em 2022 iniciar a internacionalização da marca para o Paraguai, Uruguai e Argentina”, finaliza o CEO da marca.

Saiba mais sobre a Aggro!

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias