Investir em franquia na pandemia é vantajoso

Investir em franquia na pandemia é vantajoso

Franquias sem ciladas

É importante avaliar o mercado e ver os nichos que mais podem lucrar, como alimentação e marketing digital que seguem em crescimento

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Franquias faturou R$ 168 bilhões entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020. E neste momento, mesmo durante a pandemia, ainda é uma boa aposta. O investimento em franquia sempre foi vantajoso pois é possível iniciar o negócio com todo o apoio de treinamentos e força da marca, além de todo o conhecimento que pode ser compartilhado para assegurar o sucesso.

“Nesse momento de pandemia, a franquia ainda é uma ótima opção, mas precisa ser selecionada com cautela. É necessário perceber o mercado nesse momento de crise. Por exemplo, algo essencial, como alimentação, que se pode trabalhar com entregas em domicílio. Franquias de produtos farmacêuticos e outras necessidades, são boas opções também. Além disso, as franquias de Marketing Digital podem ser lucrativas, já que as empresas estão se movendo para o digital e muitas não sabem como. E este é o momento para entrar nesse meio”, explica o presidente da WSI Master Brasil, empresa de franquias de Marketing Digital, Caio Cunha. 

De acordo com o cofundador da rede de franquias de massas artesanais Pastifício Primo, Vicente Di Cunto, as lojas não tiveram impacto em termos de faturamento significativo, principalmente durante as fases de fechamento. “Nesse último final de semana em que foi decretado fase vermelha no Estado de São Paulo, por exemplo, faturamos mais de 10% acima em comparação aos anteriores. Até o final da pandemia, cerca de 50% dos restaurantes vão fechar as portas, então quando a demanda voltar, quem estiver presente, com qualidade e preço, vai ter um mercado muito mais promissor para crescer e expandir”, afirma.

O advogado, especialista em negociação de contratos, inovação e internacionalização de Empresas, Emanuel Pessoa, diz que é benéfico entrar em um modelo como o de Franquias, mas alerta que o investidor também tem responsabilidade legal sobre a unidade. 

“A franquia é um investimento em um negócio já testado e aprovado no mercado. Afinal, quando uma empresa se torna franquia, é porque ela já tem uma certa presença e aceitação dos consumidores. A vantagem de atuar assim é que o investimento em publicidade é centralizado pela franqueadora, maximizando o conhecimento da marca, não obstante o franqueado tenha a responsabilidade jurídica pelos atos da sua franquia”, completa o Dr. Emanuel.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias