Já pensou em franquear o seu negócio?

Já pensou em franquear o seu negócio?

Franquias sem ciladas

A estruturação por meio de franquias auxilia no crescimento dos negócios, fazendo com que sua empresa alcance praças que sozinha não chegaria

Muitos empresários e empreendedores já pensaram sobre como, o por quê e qual o custo para tornar seus negócios em uma rede de franquia. E de certo, muitos deles acabam desistindo no primeiro momento por pensarem que os custos devem ser altos.

Efetivamente, investir neste processo é custoso e trabalhoso, mas que no final das contas é muito bem contrabalanceado com os lucros que a empresa obtém, crescendo de forma exponencial dentro do mercado de atuação. No geral, é uma opção extremamente válida e benéfica para os negócios garantirem sua manutenção, em especial, em períodos de crise, já que estamos falando de um segmento sólido e bem resistente sobre qualquer circunstância.

Outro ponto primordial para a validação na transformação do negócio em franquia é que o setor tem forte atuação da ABF (Associação Brasileira de Franchising), instituição que ajuda a manter a seriedade e segurança no franchising auxiliando e garantindo a credibilidade das marcas. Fora isso, faz estudos períodos do segmento mostrando neles a potencialidade de cada nicho.

Para o especialista em franchising e CEO do Portal Franquias do Brasil, empresa de formação de franquias, Marcelo Martins, o início da empreitada é complicado. “O começo é muito difícil. Gasta energia, gasta tempo e dá muito trabalho. Você ainda não tem muitas unidades e as pessoas não têm tanta confiança. Existe muitas opções e você ainda está aprendendo e ajustando alguns detalhes. Com frequência a rentabilidade só vem com um volume maior.  Há muito conflito de interesses, pessoas num mesmo barco, com humores, vaidades, disposições diferentes, até mesmo índoles variadas. O papel da liderança é fazer o que deve ser feito, e nem sempre isso agrada”, esclarece.

Porém, o formatador de franquias, que possui mais de 20 anos de experiência, afirma que no final vale a pena. “Temos alguns pontos muito positivos, como o investimento no crescimento é feito pelo franqueado, que destina o dinheiro para montar a unidade franqueada; as propagandas podem ser custeadas pelos franqueados; há gradativa valorização da marca; é o franqueador quem determina o padrão da operação; e ainda, a marca se estabelece em outras praças, por vezes bem distantes, onde provavelmente não chegaria sozinha, além de outras vantagens muito positivas”, diz Marcelo.

Custo e tempo para formatação?

Marcelo diz que existem diversos detalhes que compõem o preço final, mas abre o jogo sobre a média de valor cobrado. “O mercado costuma trabalhar com precificação a partir de R$ 30 mil. No entanto tudo depende do trabalho que será executado e de como o empresário vai querer seguir com a parceria com a empresa de formatação de franquias. Aqui na Portal Franquias do Brasil temos como média este valor, mas se no processo o cliente resolver fazer algo por ele, o que não recomendamos, o custo será reduzido. Temos o conhecimento necessário para fazer tudo da forma mais correta, para que no futuro não tenham problemas”, orienta.

E ela ainda ressalta sobre o auxílio de uma consultoria. “Quando o empresário vê o orçamento ele pode achar caro, porém, pode sair muito mais caro ele fazer de qualquer forma e depois ter que reformatar. Com uma consultoria como a nossa, o empresário muda seu negócio para franquia em até cinco meses, em média, e ainda prevê a lucratividade positiva após todo esforço e investimento”, finaliza.

Clique aqui e veja o que o que a Portal Franquias do Brasil fala sobre os passos de como transformar seu negócio em uma franquia!

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias