Rede de açaí anuncia parceria para expandir

Rede de açaí anuncia parceria para expandir

Franquias sem ciladas

A holding Encontre Sua Franquia compra 50% da marca mineira Akasa do Açaí para atingir 50 unidades em 2021

A holding de franquias Encontre Sua Franquia, anunciou uma parceria com a rede de franquias Akasa do Açaí, visando potencializar a expansão da marca no mercado nacional que, atualmente, possui 18 unidades, sendo 1 própria e 17 franqueadas. Com investimento em expansão de R$ 3 milhões nos próximos dois anos, a sociedade prevê fechar o ano com 50 unidades.

Tendo como carro-chefe o açaí, a rede foi criada pelo casal Teddy Veras e Aline do Vale, na época com 23 e 19 anos respectivamente, que tinham o sonho de empreender e ter o próprio negócio. Vendedores de planos de telefonia celular até então, viram no fruto uma oportunidade de conquistar a independência financeira.

“Sem experiência alguma no ramo de alimentação, fomos incentivados por um empresário que tinha uma fábrica de processamento de açaí a abrir o negócio. Fizemos um empréstimo e investimos R$ 20 mil no início. Desde o começo a intenção era transformar o negócio em franquia, mas para isso queríamos nos tornar diferenciados no mercado, então colocamos como prioridade na nossa marca ter instalações e produtos de qualidade e um atendimento singular para atrair, inicialmente, o consumidor varginhense. O desafio deu certo! Em 2016, com ajuda do Sebrae, iniciamos o processo formatação de franquias e agora chegou a hora de potencializar e capilarizar nosso modelo”, conta Teddy.

Para o presidente do grupo Encontre Sua Franquia e, agora, diretor comercial da Akasa do Açaí, Henrique Mol, a junção é positiva para ambos os lados. “Trazendo a marca para o grupo conseguiremos potencializar a expansão oferecendo todo o nosso know how do mercado e suporte ao franqueado com uma estrutura completa, com a responsabilidade por todo o processo de expansão e operação da marca no sistema de franquias. Tenho certeza que agregaremos muito valor ao negócio”, explica.

O executivo ressalta, ainda, o planejamento do ano para a rede. “Estamos em um momento de reestruturação, atualizando todos os papéis na relação com o franqueado. A partir desse mês iniciaremos as ações relacionadas ao crescimento da rede, com previsão de 50 unidades em funcionamento até o final do ano. No primeiro momento direcionaremos para as regiões de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e região metropolitana de Salvador (BA).”

São dois modelos de negócio, sendo o Express, de 40m², com investimento a partir de R$ 90 mil, já com taxa franquia, capital de giro e instalação); e o Convencional, de 80m², a partir de R$141,5 mil, também com taxa franquia, capital de giro e instalação. O retorno do investimento é entre de 18 e 24 meses, e rentabilidade líquida mensal na ordem de 20% do faturamento bruto.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias