5 motivos para abrir franquia em cidades do interior

5 motivos para abrir uma franquia no interior

Franquias sem ciladas

A interiorização das redes ganhou força nos últimos anos favorecendo quem pretende investir no franchising em 2021

Nos últimos anos, a estratégia de interiorização das redes de franchising vem ganhado força no setor. Isso ocorreu devido ao grande potencial demonstrado por cidades pequenas, ideal para empreendedores que desejam ingressar num mercado não tão disputado quanto o das metrópoles, por exemplo.

Com o desenvolvimento dessas cidades menores, o franchising se reinventou e se consolidou nessas regiões, onde é possível alcançar um crescimento acima da média nacional. “A cada ano, com o cenário econômico positivo, investir em novas cidades se torna uma estratégia muito favorável para o setor. Constatamos isso com o aumento das franquias no interior, uma tendência que deu muito certo e acreditamos que veio para ficar”, afirma a fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa.

Para entender melhor o porquê investir no mercado de franquias em cidades interioranas, a empresária elenca alguns pontos chave.

Baixo investimento

Uma das vantagens de investir em uma franquia em cidade do interior é que muitas redes oferecem modelos de negócios mais compactos, adaptados ao perfil da região, o que garante um investimento mais baixo se comparado com unidades instaladas em metrópoles, por exemplo. Outra possibilidade é o baixo custo de locação e manutenção das unidades.

Estudo de mercado simplificado

Outro benefício de abrir uma unidade em regiões menores é que o empreendedor terá um contato mais próximo com os consumidores locais, o que facilita a aproximação e a fidelização da cartela de clientes.

Fácil gestão

Os modelos mais enxutos em cidades interioranas tendem a ser simples por se adequar a região. Além disso, a concorrência é menor. Assim, pode ser mais fácil atrair e mapear clientes.

Baixo custo operacional

Na maioria dos casos, as franquias que possuem operações em cidades pequenas têm um custo operacional mais baixo comparado às capitais, pois as taxas são mais acessíveis e os custos fixos como aluguel, salários e até insumos são mais baratos.

Baixa concorrência

O grande benefício de uma franquia no interior é a concorrência menor em um mercado que não é tão disputado, tendo assim mais espaço para se desenvolver e fidelizar os consumidores locais.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias