Leitura ajuda a planejar 2021

Leitura ajuda a planejar 2021

Franquias sem ciladas

Especialista indica a leitura de livros que ajudam a preparar 2021, traçando metas, mesmo que sejam menos ambiciosas e mais realistas

Mais um ano se iniciando e com ele, começam os planejamentos. Cada ano que se renova é uma oportunidade para colocar a vida nos trilhos, refletir sobre o último ciclo e estabelecer novos objetivos. Claro que se tratando de 2020, nem os mais pessimistas imaginariam uma pandemia e uma recessão econômica global. Sendo assim, muitas resoluções deste ano não puderam ser cumpridas.

A pandemia mudou as nossas relações com o trabalho, com a família, com os amigos e com o mundo exterior em geral, nos fazendo repensar as nossas prioridades e nossas metas de vida.

A saúde mental se tornou uma grande preocupação, além do coronavírus. A necessidade de ficar em casa, o afastamento dos entes queridos e a preocupação com a contaminação são as grandes causas do aumento de casos de ansiedade e depressão. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% da população brasileira ficou mais ansiosa entre os meses de maio e julho.

Porém, a iminência de uma vacina e a chegada de um novo ano trazem o otimismo de volta, fazendo com que seja possível traçar metas, mesmo que sejam menos ambiciosas e mais realistas. Mas como se planejar em um cenário incerto? Para o especialista em planejamento editorial, Eduardo Villela, existem três caminhos para fazer um bom planejamento de ano novo.

“Você pode buscar a orientação profissional de um psicólogo, um mentor ou um coach. É possível se planejar sozinho refletindo, mas a melhor forma de fazer um planejamento é com a leitura de bons livros sobre o tema”, explica Eduardo.

A escolha do livro certo passa pelo aspecto da vida que a pessoa deseja mudar. Se a necessidade de mudança for na vida profissional, existem diversos livros que tratam sobre transição de carreira, assim como para um objetivo à vida pessoal, existem livros com orientações sobre como ressignificar relações pessoais.

Ao ler livros relacionados aos assuntos que você quer priorizar para 2021, é possível enriquecer a sua reflexão que, combinada com o apoio de profissionais, melhora ainda mais a tomada de decisão. “Há séculos as pessoas buscam refletir, se fazer perguntas e chegar a respostas por meio da leitura de bons livros. Inclusive, por biografias e autobiografias”, completa o especialista.

Alguns exemplos

Biografia de Lionel Messi
Autor:
Leonardo Faccio
Editora:
Generale Ano: 2012

Gestão de carreiras: As 5 ferramentas essenciais
Autor:
Heitor Bergamini
Editora:
Évora Ano: 2014

Todo novo começo surge de um antigo começo: Transições de vida e carreira
Autor:
Rogério Cher
Editora:
Évora Ano: 2012

Check-up de carreira: Saiba quando e como transformar a sua saúde profissional
Autor:
Sergio Chnee
Editora:
Évora Ano: 2016

Pioneiros e Empreendedores. A Saga do Desenvolvimento no Brasil
Autor:
Jacques Marcovitch
Editora:
EDUSP Ano: 2006

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias