Franquia ou negócio próprio tradicional

Franquia ou negócio próprio tradicional?

Franquias sem ciladas

O franchising pode ser uma boa opção para evitar erros e para ter orientações seguras e assertivas

Como todo negócio, uma unidade franqueada também apresenta sues risco, contudo, ele é bem menor do que um negócio próprio tradicional. Isso porque com o apoio de uma empresa já estabelecida no mercado, que possui uma base de clientes e processos definidos, pode ter também uma marca forte. Além do mais, por conta da crise, a quantidade de descontos e de possibilidades no mercado aumentaram, inclusive diminuindo o valor de investimento total.

Muitos profissionais que pensam em empreender sozinhos sentem-se paralisados, com um projeto no papel e muitas dúvidas sobre por onde começar ou qual caminho seguir. E essas dúvidas são naturais, até porque empreender é um processo delicado, que muitas vezes exige sair de um caminho seguro, como um emprego CLT, por exemplo, e se dedicar a algo totalmente novo.

Em tempos de pandemia, por oportunidade ou necessidade, milhares de brasileiros optaram por empreender. De acordo com o Portal do Empreendedor, do Governo Federal, até setembro de 2020, o número de Microempreendedores Individuais (MEI´s) aumentou 14,8%, se comparado ao mesmo período de 2019. Em nove meses, foram mais de 1 milhão de novas formalizações.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com o apoio do Sebrae, indica que o Brasil deve atingir uma marca histórica de empreendedorismo em 2020. A expectativa é de que cerca de 25% da população adulta comece um novo empreendimento ou esteja envolvida com um negócio.

Os pontos que mais atraem os brasileiros para o empreendedorismo são a autonomia, poder de realizar um sonho, garantia de renda, flexibilidade de horário, escolha de trabalhar com o que gosta.

Porém, para empreender é preciso se conhecer muito bem. Saber o que você gosta de fazer, quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, o que você espera do seu futuro profissional e como seria o negócio dos seus sonhos.

De acordo a diretora executiva da holding de franquias Grupo Atnzo, Gislene Camacho, um negócio próprio tradicional e franquia trazem uma serie de riscos, contudo é preciso analisar mais friamente. “Vamos colocar na balança. Ao criar um negócio próprio, tem que movimentar e criar uma marca forte, correr atrás de fornecedor, fazer estudo de mercado, além de um plano de negócios viável. Sem contar a parte de mark-up do seu produto, ponto comercial, para, então, montar seu próprio negócio e alcançar uma liquidez que pode ser negativa, porque ao montar um negócio sozinho, não se tem a experiência de melhores fornecedores, por exemplo, o que geralmente faz a primeira compra de produtos ser incorreta”, disse.

A diretora afirma que quando se investe em uma franquia, é notável a diferença de dificuldades no processo. “Com a franquia, o investidor tem uma equipe para ajudar na escolha do ponto comercial, uma marca forte no mercado, fornecedores corretos, assessoria jurídica, o conhecimento dos perfis dos funcionários que irá contratar, treinamento administrativo, e, o melhor, um plano de negócio que, obviamente, deu certo. Além de outros detalhes que facilitam o seu empreendimento”, ressalta Gislene.

O segmento de franquias cresceu, em 2019, cerca de 7%, em relação ao ano anterior, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). A expectativa é de uma retomada de crescimento no faturamento das redes, mesmo com o impacto da pandemia.

Vantagens de se investir em franquia

Sistema testado e aprovado

Com a franquia o investidor já tem um plano de negócios já é pré-definido e um sistema já testado e aprovado pelo consumidor. Contar com o apoio de um franqueador consolidado te ajuda a crescer com menor risco financeiro. O que diferencia as grandes marcas é o sistema. Boas franquias têm um sistema que promove todo o suprimento, treinamento, marketing e auxílio na gestão para levar o franqueado ao sucesso.

Auxílio na escolha de um bom ponto comercial

Abrir uma loja de nome desconhecido num shopping center se torna quase inviável, porém grandes franquias têm condições de aluguel mais favoráveis.

Grande índice de sucesso

Como já citado, abrir uma franquia é um tipo de negócio muito menos arriscado. São marcas já testadas e previamente aceitas pelo mercado, o que as deixam muito mais seguras em qualquer área de atuação do que uma empresa que está começando do zero e ninguém nunca ouviu falar.

Já possuir um público fiel à marca

Por ser uma empresa que já é consagrada no mercado, já possui um público que procura pela aquela marca. Isso traz a vantagem competitiva de garantir um bom retorno do investimento que foi feito, ao contrário do negócio próprio qual você teria que ralar para fidelizar seus clientes.

Treinamentos e assistências

Os treinamentos e a assistência prestada para os franqueados são outros pontos positivos que o investimento em franquia proporciona. Gestão de pessoas, gestão de caixa, domínio da parte jurídica, conhecimento em marketing e, principalmente, experiência no setor fazem parte desse treinamento e assistência. Ou seja, o franqueado terá acesso a uma rede de profissionais especializados prontos para ajudá-lo a tocar o negócio.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias