De perueiro a diretor de franquia de idiomas

De perueiro a diretor de franquia de idiomas

Franquias sem ciladas

Adriano Dantas, que não falava inglês, refinanciou seu carro para abrir uma unidade da Minds Idiomas e mudou por completo a sua vida

Adriano Dantas, atual diretor comercial e franqueado de três unidades da Minds Idiomas é um exemplo para qualquer empreendedor quando falamos sobre empenho, determinação e coragem, pilares fundamentais para quem pretende investir em um negócio, seja ele qual for.

Em 2007, quando se aventurou ao abrir uma unidade da rede, Adriano não falava inglês e, menos ainda, tinha dinheiro para abrir uma empresa, mesmo que fosse por meio de franquias, que oferece diversas facilidades aos empreendedores. Para isso ele precisou refinanciar seu carro.

História

Na década de 1990, em São Vicente (SP), após perder um emprego, Adriano foi trabalhar na Kombi que seu pai havia comprado para conduzir passageiros. Mas a visão empreendedora do garoto de 18 anos, fez o negócio sair melhor do que o esperado.

“Eu faturava seis vezes mais que um motorista contratado, porque tentei fazer um negócio diferente. Dava balinhas para os passageiros, grafitei um homem-aranha na porta do motorista, comprei um boné dele e equipei o carro com som. O meu cobrador era DJ, então colocávamos as músicas do momento”, conta Dantas.

O trabalho era árduo e ele trabalhava em média 18 horas por dia. Mas uma regulamentação do setor e a falta de organização financeira acabaram atrapalhando os seus planos. “Meu pai e eu gastávamos tudo que ganhávamos e eu não tive visão para comprar uma van nova”, revela Adriano.

O início com o setor de idiomas

Por indicação de um amigo, que havia dito que ele tinha o perfil ideal e com liderança, Adriano foi tentar uma oportunidade na área comercial do segmento de escolas de idiomas e, aprovado em uma das redes, começou a trabalhar com a venda de cursos, com diversos deslocamentos para outras cidades.

Por conta disso, em 2007, Adriano recebeu o convite de Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, para abrir a primeira unidade franqueada, em Santos (SP), cidade vizinha de onde ele nasceu e foi criado.  Mesmo sem capital para isso, ele aceitou o convite, refinanciou seu carro e investiu R$50 mil, na época, para abrir a escola no litoral paulista.

E Adriano revelou que “aprendi inglês apenas em 2015”.

Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
Royalties: isento
Taxa de publicidade: 3% do faturamento por mês
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35%
Prazo de retorno: 24 meses

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias