Como resgatar seu negócio pela internet

Artigo: como resgatar seu negócio pela internet

Franquias sem ciladas

Não tem como fugir do digital, essa já era uma tendência que foi antecipada. O bom relacionamento com o cliente pode ser a chave para abrir caminhos

Muito se fala em geração de conteúdo nas redes sociais, marketplace e outras plataformas que podem contribuir para o aumento das vendas de um produto ou serviço pela internet. A verdade é que em tempos difíceis como esse de pandemia, tais ferramentas podem ser importantes aliadas na gestão de um negócio.

Algumas ideias que abarcam o marketing digital podem corroborar para a ressignificação dos propósitos de uma empresa. A primeira delas é a atitude digital. Com a crescente de profissionais se destacando na internet, propõe-se o marketing de experiência, partindo da apresentação do produto em si para dicas de uso, combinação, cores, etc. Esses clientes são na maioria das vezes seduzidos por meio de publicações, stories e lives nas redes sociais, ou por meio do tráfego pago, que se refere aos visitantes que chegam até um site, loja ou página de anúncios publicitários. Ter atitude digital não é o mesmo que ter conhecimento em marketing digital, porque conhecimento você vai atrás. Já a atitude, te impulsiona.

A transformação digital é outro meio pelo qual é possível investir para a retomada de um negócio em declínio. Usar o tempo para transformar uma ideia, otimizar vendas, treinar time e rodar processos parados. Mudanças que repercutem em resultados. Já a colaboração é mais um item relevante e hoje, mais do que nunca, fundamental, pois além da parceria otimizar o trabalho utilizando o tempo em prol das nossas potencialidades, conseguimos também manter outros negócios em funcionamento. Dividir para multiplicar.

O momento nos trouxe uma verdade já presente, mas exposta em caráter de urgência: não tem como fugir do digital. Essa já era uma tendência que foi antecipada. O bom relacionamento com o cliente pode ser a chave para abrir caminhos. Entre uma compra e outra, deve-se tirar um tempo para trocar dicas com o seu consumidor, gerar conteúdo para fidelizar esse cliente e cada vez mais ter presença digital. Estar disponível dentro do mundo virtual é uma obrigação de cada empresa. O online passou a fazer parte do processo estratégico.

A questão da presença digital mencionada faz toda a diferença também para o time colaborativo. Levar informação em conjunto de forma que possa ser aplicada no negócio é um diferencial para a marca.

E parece que todas as estratégias já estão causando efeitos no mercado. De acordo com dados da MyCashback, plataforma digital de cashback, o tráfego de pagamentos e pedidos online aumentou em 200% nos últimos meses. Ou seja, pessoas que ainda não consumiam pela internet, passaram a consumir, e quem já consumia, passou a consumir mais. O momento exige que o profissional tenha mais do que nunca planejamento, determinação e criatividade para atender à mudança de comportamento no perfil de compra do consumidor.

E como você quer ser lembrado nessa crise? Tem um projeto engavetado?

Diversos negócios correram para o virtual e estão tendo um alto volume de vendas. O impulsionamento de fotos nas redes sociais tornou-se trivial. A forma de prospecção mudou e as lives são um caminho para converter os prejuízos em lucros. Muita gente passou a enxergar a internet como algo que desse resultado e, na retomada Pós-COVID, os negócios vão se reinventar. Quanto mais pessoas interagindo nos canais de comunicação, maior é o feedback. De fato, é um movimento que veio para ficar.

José Rubens Oliva

José Rubens Oliva - CEO da Guia-se


CEO da rede de Marketing Digital Guia-se, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Vendas e Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Coordenador do comitê de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Agência VitalCom