8 conselhos que ajudam empreendedores na crise

8 conselhos que ajudam empreendedores na crise

Franquias sem ciladas

CEO da maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação de profissionais da beleza mostra o caminho para conquistar o sucesso

Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, cerca de 600 mil micros e pequenas empresas fecharam as portas por conta da pandemia da Covid-19. Mas o impacto não se restringe apenas aos pequenos negócios. Grandes segmentos industriais, desde limpeza e perfumaria até informática e eletrônicos, também declararam ter sido afetados fortemente pelo momento e precisam buscar alternativas para se restabelecerem. Indústrias, empresas e empreendedores estão enfrentando desafios inéditos e focar em uma recuperação positiva dos negócios é denominador comum entre todos os setores.

A velocidade de percepção do mercado e decisões bem fundamentadas são alguns dos oito conselhos que o CEO da rede de franquias Instituto Embelleze, Daniel Narcizo,oferece para que empreendedores e empresas sigam confiantes durante esse momento de incertezas.

Faça planos a curto, médio e longo prazo

Identificar como está o momento atual da empresa, ou do negócio, resultará nas medidas necessárias a curto prazo para iniciar o processo de adaptação ao cenário novo o quanto antes, é possível seguir para os planos a médio prazo e mantendo a manutenção de projetos, planos e estratégias conforme pensado lá no início, é possível alcançar os objetivos que foram estabelecidos para longo prazo. “Mudanças podem acontecer no meio do caminho, mas desde que não alterem o objetivo final”, comenta o CEO.

Daniel conta quais estão sendo as decisões do Instituto Embelleze a curto, médio e longo prazo. “Agora temos as orientações de estarmos em casa, trabalhando nosso propósito de transformar vidas de forma segura. A médio prazo, teremos, assim que autorizadas, as unidades reabrindo de forma estruturada, repondo aulas sem custos. Internamente estamos trabalhando intensamente no novo modelo de ensino semipresencial, onde as escolas ganharão eficácia e o aluno muito mais dinamismo na aula”, explica.

Conheça seu cliente

Segundo Daniel, entender as dores, necessidades e desejos do cliente é um passo sempre fundamental, mas em momentos de crise, esse cuidado com quem está confiando no serviço oferecido precisa ser ainda maior para que assim, ambos possam se adaptar de forma conjunta, sem causar prejuízos de nenhum lado. “Se você é um empreendedor em tempos de crise, é bem provável que uma parcela significativa dos seus clientes esteja vivendo com salários reduzidos ou até mesmo sem salário algum durante os meses de isolamento social”

“Uma ótima alternativa é pensar em estratégias para que ambos continuem se beneficiando. Oferecer um pacote fechado de serviços e flexibilizar o pagamento do mesmo é algo que têm funcionado muito bem no empreendedorismo e também pode funcionar para empresas, desde que negociem e tenham esse diálogo com fornecedores”, diz o executivo.

Prepare o caixa para crises que não podem ser previstas

Pensar em como seria a situação se hipóteses negativas se tornassem realidade é um dos exercícios mais eficazes quando se trata de preservar o caixa. Qual seria o tamanho do prejuízo se não entrasse nenhum dinheiro em um mês? E em dois meses? Meio ano? Projetar tais valores faz parte de um bom controle financeiro. Buscar soluções para gerar lucros e renda extra também é algo que já é fundamental normalmente, mas em tempos de crise se torna uma das principais estratégias.

Quando o assunto são os franqueados, Daniel conta que existem diversas possibilidades para reduzir o impacto da quarentena e continuar motivando os responsáveis pelas unidades. “É essencial preservar o caixa, em forma de renegociações com fornecedores, captar crédito de forma responsável, com carência e taxas baixas, além de adotar medidas para diferimentos de impostos que os governos estão anunciando. No Instituto Embelleze disponibilizamos uma assessoria jurídica para os franqueados terem suporte e embasamento nessas decisões”.

Invista nos recursos virtuais

Independente de qual for a área de atuação, a internet com certeza poderá auxiliar para fortalecer os serviços e negócios que normalmente aconteciam presencialmente antes. Desde a criação de um e-commerce até a publicação de conteúdos, aproveitar o momento de necessidade faz com que muita gente descubra como que os recursos virtuais realmente somam em qualquer setor, atraindo pessoas interessadas e potencializando vendas.

A maioria das unidades do Instituto Embelleze está fechada, devido às restrições impostas pela quarentena. Mas, assim como milhares de instituições de ensino, a franquia se adaptou e os alunos estão acessando conteúdo extras de forma online através da plataforma “Meu Instituto”, onde são disponibilizados diversos conteúdos, para todos os cursos, e atividades dinâmicas para os alunos.


“A plataforma é abastecida constantemente para que o aluno continue aprendendo. Além disso, estamos fornecendo conteúdos extras através de lives nas redes sociais, com diversos profissionais de diferentes segmentos da beleza, com o objetivo de manter os profissionais atualizados”, explica Narcizo.

O executivo ainda conta que as unidades têm se mobilizado para oferecer materiais de ensino diferenciado. “Alguns professores têm gravando vídeos e enviando aos alunos via whatsapp, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre aluno e professor”, complementa.

Reorganize recursos

As demandas no mercado mudam constantemente e, em momentos de crise é importante aproveitar para avaliar quais projetos e linhas de trabalho já não estão mais trazendo resultados e investir em recursos mais simples, que tenham baixo risco de um prejuízo.

“Que tal investir em um novo plano operacional e resguardar os gastos com anúncios, por exemplo? Veja o que há de mais recente no setor e avalie se o modelo caberia no seu serviço ou produto, assim novas estratégias surgem e a chance de atrair mais resultados é maior”, questiona e orienta.

Tenha um preparo emocional e psicológico

Para Daniel, uma das principais dicas para empreender em tempos de crise é estar preparado psicologicamente e emocionalmente para o que pode estar por vir. Manter a calma é fundamental para poder tomar as melhores decisões em situações estratégicas e momentos decisivos. “Acredito que querer continuar atuando sem saber ao certo qual caminho seguir pode tornar a situação ainda mais perigosa. É essencial tirar um tempo para pensar em estratégias e ter novas ideias antes de seguir no negócio”. 

Enxergue as redes sociais como grandes aliadas

Potencializar a presença da marca ou empresa nas redes sociais é sinônimo de abrangência, por isso, é um dos elementos que não pode faltar em qualquer gestão de negócios hoje em dia. “Uma dica é aproveitar o momento atual para planejar uma estratégia de expansão nas redes sociais”.

Ele conta que, além da plataforma Meu Instituto, as redes sociais estão sendo muito importantes nessa adaptação da rede. “Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor conteúdos relevantes para os alunos e para aqueles que gostariam de estudar conosco. Produziremos lives com especialistas e pessoas que são da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos online disponíveis para todos”.

O que esperar da retomada?

Especialistas no assunto indicam que a retomada da economia no país será lenta, mas isso não significa que ela precise acontecer de forma igual para todos. Para quem já está conseguindo se readaptar e acompanhar as mudanças do cenário atual, os impactos para o futuro podem inclusive ser positivos, pois o momento está servindo para empresas e empreendedores explorarem novos horizontes de oportunidades. “Com certeza muito do que as pessoas foram obrigadas a mudar por agora, serão mudanças permanentes no futuro. No Instituto Embelleze, o investimento na nossa plataforma exclusiva tem crescido cada dia mais e ele continuará auxiliando todos os futuros profissionais mesmo pós-pandemia”, finaliza o CEO.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias