Mercado autônomo é solução de investimento na crise

Mercado autônomo é solução de investimento na crise

Franquias sem ciladas

Com investimento a partir de R$20 mil, mercado autônomo dentro de condomínio é uma solução de baixo custo e com retorno rápido

Na contramão da crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus, o market4u viu seu negócio decolar nos últimos dois meses. O faturamento cresceu mais de 1.500% e o número de contratações da empresa cresceu 800%, contrariando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Governo Federal, sinalizando que mais de 800 mil pessoas foram demitidas nos últimos meses.

“Nossa solução vinha sendo desenvolvida há mais de um ano, com a primeira unidade instalada em fevereiro, porém, nos meses de abril e maio tivemos um crescimento de 1.700%”, explica o diretor comercial da startup curitibana, Sandro Wuicik.

O market4u é um mercado autônomo e inteligente, instalado dentro de condomínios, sem atendentes, baseado na confiança dos moradores. O projeto vem sendo estruturado pela Holding BioGrupo há um ano, com investimento próximo a R$ 3 milhões.

Vendo o crescimento exponencial, os empresários Eduardo Córdova e Sandro Wuicik, decidiram franquear a solução para atender cidades de todo Brasil com baixo custo, para atingir, também, empreendedores que buscam renda em meio à pandemia. O valor pago pela franquia engloba a seção do aplicativo que foi criado exclusivamente pela marca, que visa um controle virtual e uma plataforma segura de pagamento.

Como funciona?

O morador escolhe o que deseja comprar e paga por meio de um cartão de crédito ou PicPay, escaneando o código de barras pelo próprio celular. O cadastro é inteligente e ativado via CPF, o que impede que menores de 18 anos consigam destravar as geladeiras e adegas com bebidas alcoólicas. Além disso, para poucas unidades o licenciado não precisa de dedicação exclusiva ao market4u, pois acompanha o estoque pelo sistema, analisando online quais itens precisam de reposição e quais venderam mais, fazendo uma logística inteligente.

Para iniciar uma operação do market4u, a taxa de franquia é de R$20 mil reais. “A empresa disponibiliza todo a experiência, manuais, treinamentos e contratos com grandes marcas, com prazo de retorno previsto em até 12 meses”, explica Córdova.

Já o investimento para a instalação de uma unidade do market4u é em torno de R$ 30 mil entre mobiliário, estoque e equipamentos. A marca fica com 6% do faturamento mensal e o marketing nacional é feito pela própria rede, cabendo ao franqueado a divulgação apenas dentro do próprio condomínio.

“Cada instalação da marca funciona como um negócio independente, sem concorrentes. Cabe a cada um fazer o gerenciamento da sua unidade”, explicam os idealizadores.

Atualmente, o market4u possui mais de 60 operações próprias e 100 franqueadas em todo Brasil, nas cidades de Fortaleza, Brasília, Natal, Manaus, Natal, Cariacica, Curitiba, João Pessoa, além de outras.

Prazo médio de retorno: 12 a 15 meses
Taxa de royalties: 6%
Taxa de publicidade: Não se aplica

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias