Setor de Franquia ganha primeira feira totalmente virtual

Setor de Franquia ganha primeira feira totalmente virtual

Franquias sem ciladas

A Feira Virtual de Franquia terá sua primeira edição em julho e prevê movimentação em torno de R$ 1 milhão em negócios
 

A adaptação ao “novo normal”, na busca por algo rentável e que ofereça mais segurança financeira são fatores que estimulam o brasileiro a buscar o próprio negócio. Seja pela necessidade, ou pelo sonho de empreender, o momento direciona para o encontro de alternativas quando falamos em ter a própria renda.

Nessa busca por soluções, o mercado de franquias tem sua relevância por conferir segurança pelo modelo testado que apresenta e ainda por ter opções de baixo investimento, as chamadas microfranquias ou nanofranquias e possibilitar a atuação em home office.

Segundo o presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), André Friedheim, “este difícil momento que vivemos mostra mais uma vez as vantagens de empreender dentro do sistema de franchising. Não que nossas unidades estejam imunes, mas elas têm mais estrutura e acesso a conhecimentos e experiências para reagir mais rápido”.

O relatório anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019, em parceria com o Sebrae e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), aponta que empreender é o quarto desejo dos brasileiros, atrás apenas de comprar um carro, viajar pelo Brasil e ter a casa própria.

Busca de oportunidade x migração digital

Diante de tantas alternativas de negócios para investir, as feiras do setor sempre foram referência para direcionar futuros franqueados e promover as marcas franqueadoras. As feiras de franchising proporcionam toda a bagagem do mundo das franquias para aquele que está interessado em abrir um negócio, conhecer opções e conferir as vantagens de cada empresa.

Porém, a nova realidade exige adaptações. O cenário econômico mundial pede reinvenção. O digital é a ferramenta de ordem e o incentivo ao empreendedorismo não podem parar. Nesse contexto em que todos os negócios devem ser transformados, Henrique Mol e Ricardo Branco, entusiastas do mercado de franquias e com know how nacional e internacional na expansão de redes e em sinergia com o atual cenário, criaram a Feira Virtual de Franquia, que terá sua primeira edição no início de julho, na cidade de São Paulo.

Com funciona?

A Feira Virtual de Franquia é um formato inovador de conectar interessados em empreender com marcas franqueadoras. “A ideia é ligar pessoas e marcas de forma virtual por meio de videoconferências em dias e horários pré-estabelecidos com foco em determinada regiões do país”, explica o diretor executivo da feira, Ricardo Branco.

Formato inovador, porém, com a utilização de ferramentas já conhecidas pela maioria dos empresários, principalmente após o decreto do isolamento. A plataforma Zoom será utilizada como meio de comunicação para a realização da feira podendo reunir até 1000 interessados nas marcas que serão apresentadas.

Mesmo tendo o formato virtual, a feira terá regiões determinadas para expansão para que o contato entre investidor e franqueadora seja mais assertivo e relacionado aos interesses de expansão das marcas. No dia agendado para o evento haverá duas videoconferências para que cada marca participante possa apresentar seu modelo de negócio aos candidatos que devem entrar no site, fazer sua inscrição, escolher as marcas que tem interesse em conhecer e aguardar a reunião onde um consultor estará 100% disponível para sanar dúvidas sobre o investimento.

Vantagem para a franqueadora

Segundo a última pesquisa divulgada pela ABF sobre o Desempenho Setorial no 1º trimestre de 2020, 47,7% das redes mantiveram ou ampliaram seus planos de expansão mesmo após o anúncio da pandemia.

Para as marcas que estão em expansão para todo o Brasil, essa é uma oportunidade de dar continuidade ao crescimento do negócio e fomentar o empreendedorismo, visto que muitas delas possuem segmentos que vão de encontro ao atual momento e ainda possuem espaço para crescer.

A organização da feira é responsável pela captação de candidatos a franqueado para a participação no evento por meio de ações de marketing digital e relacionamento. Além disso, o investimento para participar é bem abaixo do modelo tradicional, visto que que não há necessidade de investir montagem de estandes, materiais gráficos e viagens.

Programação extensa

A programação da “Feira Virtual de Franquia” compreende em datas definidas para regiões especificas para que seja possível delimitar e selecionar candidatos que realmente tenham interesse em atuar em determinada região, filtrando ao máximo o potencial investidor para o negócio.

Para quem quer conhecer novos negócios para se tornar um empreendedor, a participação na feira é gratuita e é possível participar de quantas reuniões desejar até que escolha a franquia ideal para investir. “Ao desenvolver esse modelo de feira pensamos na gama de oportunidades que o investidor poderá conhecer sem a necessidade de se deslocar, otimizando tempo. Além da pesquisa virtual que a internet proporciona, conseguiremos colocar à disposição do interessado um consultor para sanar todas as dúvidas e também a possibilidade de, após a primeira reunião, agendar novas “call” para dar continuidade à negociação”, explica o diretor executivo.

Até o momento, já são mais de 30 opções de redes disponíveis, na sua maioria nanonfranquias com investimentos até R$ 20 mil e microfranquias com investimentos até R$ 90 mil, para a realização das reuniões virtuais já nas primeiras edições que devem acontecer a partir de julho nas seguintes datas: 08/07 – São Paulo/SP, 22/07 – Belo Horizonte/MG, 29/07 – Rio de Janeiro/RJ.

“Iniciamos o roteiro de eventos contemplando as maiores capitais do país nesse primeiro momento, mas já temos uma programação que atinge todas as regiões do Brasil. O objetivo é gerar “leads” que possam transformar cada visitante em um futuro franqueado”, complementa Branco.

“2020 será um ano com poucos eventos presenciais, principalmente feiras com grandes aglomerações, nosso desafio é colocar em prática estratégias de recuperação da economia e incentivo aos negócios com eventos digitais como a feira virtual e levar ao investidor, mesmo on-line, toda a experiência que a marca pode proporcionar”, reforça o também idealizador do projeto, Henrique Mol.

Entre as marcas já confirmadas para a primeira edição estão: Acquazero, Baby Duck, Bar Do Alemão, Be Byte, Bellaza, Booleria, Brasil Nutri Shop, Chicken In House, Clicky Slime, Confraria Paulistânia, Cozumel, Embradocs, Emagrecentro ,Encontre Sua Viagem, Finnance Seu Credito, Hc Idiomas, Home Angels, Love Gifts, Mardelle, Mazze, Mexidinho, Oggi Sorvetes, Otica Solarium, Primeiro Mundo, Quisto Corretora, Rapi Chef, Royal Bebidas Express, Startup Win, Suav, Tereza Zanchi , Ticos Burguer, Total Acai, Tutores, Emagrecentro , Mary Help, Jan Pro , Limpeza com Zelo, Bobs.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias