Celebridades e empreendedorismo feminino no franchising

Celebridades e empreendedorismo feminino no franchising

Franquias sem ciladas

Giovanna Antonelli e a Dra. Carla Sarni, sócias na Giolaser, falaram sobre como é administrar um negócio de franquias em meio a vida artística e o retorno benéfico com esta junção, que possui 70% de franqueadas

Até o ano passado foi registrado, por meio de uma pesquisa, que 42% dos empreendedores do franchising nacional são mulheres. E neste segmento encontramos, também, celebridades que além de estarem nas telas da TV, são empreendedoras de sucesso, como é o caso de Giovanna Antonelli, Ana Hickmann e Sabrina Sato.

Giovanna e a CEO da Sorridentes, Dra. Carla Sarni, sócias da Giolaser, rede de depilação a laser, estética facial e corporal, criaram, juntas, um negócio lucrativo e de muito sucesso. Em entrevista exclusiva para o Mundo das Franquias, as amigas e empreendedoras falaram sobre como é encarar um projeto como este, mesclando a vida de fama da atriz global.

Antonelli, envolvida no mundo dos negócios há mais de dez anos (ela também é sócia do restaurante Pomar Orgânico, ao lado de Reynaldo Gianecchini e da chef Andrea Henrique, além de assinar linhas de esmaltes, óculos, semijoias e bolsas) disse que se conecta com a realidade de todos os brasileiros. “Quando estou atuando ou empreendendo me sinto uma trabalhadora como qualquer outra pessoa desse nosso Brasil. As duas profissões são árduas e desgastantes, por isso não consigo enxerga-las com qualquer tipo de rótulo. Concílio as duas há muitos anos e uma completa a outra”.

Além disso, mostrou que dentro da empresa sua fama não interfere no trabalho executado. “Dentro do nosso business todos trabalham muito e todos são muito profissionais. Temos metas, expectativas e vontade de fazer a diferença. Mas claro que quando temos a oportunidade de estarmos juntos é uma festa”, conta a atriz.

Dra. Carla complementa explicando que a Antonelli é parte do processo. “É normal administrar uma celebridade no negócio. A Giovanna passou a fazer parte do time, que enxerga isso. E ela é uma pessoa que participa, opina e dá excelentes ideias voltadas para o marketing”.

Mas, Carla revela que o lado da fama de sua sócia impacta na relação com o consumidor. “Ter um rosto conhecido e que o público se identifica, no ponto de vista do marketing, é um diferencial, mas a forma como fazemos negócios com a marca não muda, porque sempre tentamos usar a comunicação para que tenha engajamento e para que estejamos cada vez mais próximos e de uma forma humanizada. O rosto conhecido nos traz mais aproximação neste sentido”.

Público feminino e celebridade empreendedora feminina

Uma pessoa conhecida, referenciada e respeitada como a Giovanna pode trazer muitas vantagens para uma marca que, no caso da Giolaser, faz diferença para o público final, na maioria mulheres, que se identificam com o perfil da atriz. “É interessante termos uma celebridade feminina no marketing. Ela é bonita e é alguém que as pessoas reconhecem. Isso ajuda muito para a comunicação com o nosso público, que se identifica nela pela admiração e interação”, diz Sarni.

Porém, segundo a Dra. Carla, o maior benefício para a rede, que tem 70% de franqueadas, ainda é poder contar com o know-how da empresária na sociedade. “A questão não é só a celebridade. O sucesso da Giolaser é uma celebridade empreendedora, uma pessoa que já tem a veia do empreendedorismo, vários produtos desenvolvidos, credibilidade no mercado e que dita tendência. A união disso tudo é que faz a grande diferença na nossa marca. E é o que nos faz fechar mais negócios, porque as pessoas querem empresas que prosperam e que dão rentabilidade”, afirma.

Por fim, a atriz deixou claro que não há necessidade em gerenciar os fãs no ambiente profissional de franquias. “Não preciso administrar porque eu também ‘tieto ‘ quem trabalha comigo”, finaliza Giovanna.

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias