Habilidades essenciais para o franqueado 2

Artigo: Qualidades e habilidades essenciais para o franqueado

A principal vantagem do franqueado é aderir a um negócio que já foi validado, passou no teste de fogo do mercado, nasceu, cresceu, fortaleceu-se e se mostrou apto a permanecer no mercado gerando vantagens econômicas tanto para ele, quanto para o franqueador, bem como contribuindo de forma direta para o desenvolvimento econômico da sociedade sob a forma de tributos e empregos, que indiretamente fomenta o mercado de fornecedores do negócio, por sua vez, gerando mais tributos e mais empregos. Está constituído assim o círculo virtuoso da economia.

Mas não basta pura e simplesmente aderir a um sistema de franquia para alcançar o sucesso. Todo negócio é uma atividade de risco.

Neste sentido há quesitos, qualidades ou habilidades que o franqueado deve ter ou desenvolver. Cito algumas.

Primeiro é identificar qual a sua habilidade, o que você gosta de fazer, apesar de ser uma operação já formatada é importante, e diria vital, ter essa identificação com a marca e o sistema de franchising escolhido. Quando identificamos isso fica muito mais fácil a adaptação e integração a marca.

É preciso verificar se o negócio escolhido é compatível com a sua personalidade. Alguns negócios se revelam mais compatíveis, por exemplo, algumas pessoas têm aptidão para cozinhas, outros para tecnologia, outras ainda gostam de moda e outros por prestações de serviços diversos.

Ser motivado e ter disposição para aprender sempre, além de aprender sobre a história da marca e seus processos, buscar aprender ao menos noções básicas de legislação trabalhista, tributária, contabilidade, obrigações fiscais, relações com sindicatos patronal e de representação de classe, legislação em órgãos municipais, estaduais e federais que regulam a modalidade de operação, mesmo contando com todo o suporte da franqueadora.

Conhecer o fluxo de caixa financeiro de seu negócio e valorizar tal conhecimento, que envolve negociações com taxas bancárias e de cartões em suas diversas bandeiras

Entender e ter disciplina no controle de estoque, vendas, compras e retiradas, mantendo sistematização constante dos parâmetros listado acima e nos demais que a franqueadora implementar para a operação.

Desenvolver, por meio de cursos, as habilidades em gestão de pessoas e liderança. Comunicação assertiva é muito importante para a lida do dia a dia da unidade franqueada com a equipe de operação, bem como demais pessoas envolvidas.

Saber sobre legislação de locação e suas regras em espaços comerciais em centros comerciais e shoppings, como de imóvel comercial de rua.

Noções básicas de trade marketing e comunicação fará com que você entenda as necessidades de seu negócio, bem como as ações das diretrizes da franqueadora.

Ter bem claro e entendido que você está dentro de um sistema de franchising. Busque literatura a respeito para sempre que necessário ter condições de manter uma relação de sucesso com a marca escolhida

Entender e saber que toda a operação é um diferencial para o sucesso de sua unidade. Participar dos cursos ofertados pela franqueadora, bem como cursos de entidades preparatórias voltados a capacitação em gestão de negócios e sempre acompanhar a movimentação do mercado relacionado a operação escolhida.

Em resumo, identificar suas habilidades e competências e desenvolvê-las levará você a uma gestão sem estresse e frustrações.

Sueli Campos

Habilidades essenciais para o franqueado


Graduada em Marketing pela ESPM, atuou por 25 anos em promoção e merchandising. Empresária por 15 anos em franquia de fast-food onde se especializou em relações franqueado/franqueadora. Consultora em formatação e suporte para microfranquias e negócios conectados ao segmento de alimentação, ministra palestras, workshops e treinamentos em gestão de negócios e empreendedorismo.


Experiência do MundoPowered by Rock Convert