Há dois anos no franchising Lavateria possui 50 unidades

Há dois anos no franchising Lavateria possui 50 unidades

Franquias sem ciladas

E a história empreendedora de seu fundador reflete muito o sucesso da rede que conseguiu comercializar 30 franquias em apenas cinco meses

Leandro Silva, fundador da Lavateria, que iniciou seu negócio com apenas duas máquinas domésticas na lavanderia de uma casa, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo (SP), hoje é proprietário de uma rede que, após dois anos de sua entrada no setor de franquias, conta com 50 unidades por todo o Brasil.

A descoberta do investidor de um mercado carente, no qual apenas 4% de uma população economicamente ativa utiliza os serviços de uma lavanderia, e outros 20% são potenciais clientes, fez com que ele optasse não por apenas em abrir a empresa em 2016, como também iniciasse o processo de franchising em 2017.

Neste período, Leandro conquistou o mercado se aproveitando de algo encontrado em grande parte da população, a falta de tempo. Com isso, a rede se tornou especialista em higienização das roupas, com a retirada e entrega das peças lavadas e passadas, com um serviço de delivery free, sem custos. A franquia, ainda, oferece diversos planos de serviços, tornando as transações mensais mais simples.

Expansão

O crescimento exponencial da marca, que de junho a outubro de 2019 comercializou uma média de seis unidades por mês, vem de encontro ao aumento significativo do segmento de Limpeza e Conservação, apontado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) no terceiro trimestre de 2019, com crescimento de 4,9% no faturamento e 4,5% no número de unidades de franquias.

“A expansão da marca não é por acaso: estratégia e estudo fazem parte do nosso DNA. E isso fica visível em cada uma das negociações da equipe comercial, que aposta em um tratamento mais intimista com os leads, desde o primeiro contato, e com os franqueados”, diz Leandro.

Até o momento, a franquia comercializou 50 unidades, sendo que 25 delas estão em operação. De acordo com o executivo de expansão da Lavateria, Daniel Spena, existe um planejamento para que as unidades sejam abertas, como mapeamento do local ideal, que seja bom para a marca e para o franqueado, e suporte no atendimento auxiliando no dia a dia do novo investidor. “Além do valor justo de investimento, as formas flexíveis e modulares do nosso modelo de negócio, aliados à credibilidade, confiança e trabalho em equipe, são fatores que ajudam na tomada de decisão do investidor”, comenta.

Parcerias e novos negócios

A Lavateria vai muito além dos números expressivos adquiridos nos últimos meses; ela se destaca também pelo seu relacionamento com outras grandes marcas, como a Giant Speed Queen, maquinaria profissional para a higienização das roupas, e as conhecidas OMO e LG.

A marca também lançou recentemente, na Feira do Empreendedorismo do SEBRAE, o novo modelo de negócio em Contêiner. Com implementação descomplicada, ele pode ser adaptado para diversos cenários, como terrenos em via de movimento, shoppings, postos, hipermercados, dando mais opções para localizações ao franqueado, além de ter um conceito mais moderno que vai de encontro ao DNA da marca.

Outra novidade é a Lavateria Locker, uma solução que propõe o uso de armários controlados digitalmente por um aplicativo de celular. O cliente coloca a roupa no armário, a Lavateria é notificada e, a partir disso, fará a busca, higienização e devolverá as peças ao locker. No final do processo, o cliente será notificado e poderá retirar as roupas no mesmo local. Esta novidade é uma vantagem, não apenas para quem utiliza os serviços, como para quem deseja adquirir um locker já que ele possui fácil implantação, podendo ser instalado em diversos espaços como condomínios, academias e shoppings. 

Apostando em uma rede de sucesso

A rede de franquia que tem como objetivo trazer conforto e comodidade para quem busca alternativas para higienizar as roupas acaba de inaugurar a 25º unidade da rede, na Vila Leopoldina, em São Paulo. 

A nova unidade será administrada pelos sócios Orlando Mano e Kleber Goes, que encontraram na franquia a possibilidade de um investimento em um segmento em ascensão.

“Conheci a marca em uma feira de franquias de lavanderias. O que me chamou atenção, em um primeiro momento, foi o valor do investimento inicial e flexibilidade, por ter um formato dinâmico”, explica Orlando.

Apesar de o bairro não ter sido a primeira opção dos investidores, eles enxergaram ali uma grande possibilidade de crescimento. “Depois que conhecemos o local, vimos que tinha potencial; conseguimos um ponto muito bom, com ótima localização e nos valores de locação que a Lavateria havia sugerido”, comenta Mano.

Para quem deseja investir em uma franquia da Lavateria, vale a pena analisar alguns diferenciais como: rápido retorno de investimento, de 10 a 12 meses; baixo custo operacional; CRM e aplicativo próprio; insumos exclusivos; auxílio na escolha do ponto; suporte de implementação; treinamento da equipe; e não necessita de estoques.

Investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro): R$ 59.900
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Prazo de retorno de investimento: em média 12 meses
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Capital de giro: R$ 10 mil
Capital para instalação:R$ 34 mil
Royalties: R$ 900
Taxa de publicidade: isento       
Telefone: ( 17) 3235-6339
E-mail para contato: 
expansao@lavateria.com.br
Site:www.lavateria.com.br        

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias